fbpx

Como prevenir lesões em provas complexas

Como prevenir lesões em provas complexas

Qual a Melhor Forma de Prevenir Lesões em Provas Complexas?

 

Apesar de esta coluna ser dedicada a falar sobre fisioterapia, como maratonista fico às vezes em situações difíceis, tentando explicar porque busco nos últimos tempos me preparar para provas mais complexas como a Uphill Marathon, ultima prova que corri, e é claro que com isso são gerados muitos questionamentos sobre, ser ou não coerentes, isso, para um fisioterapeuta que prega tanto o esporte como saúde e prazer e não como esporte que pode vir a ser lesivo. Portanto, venho por meio deste artigo, explicar como prevenir lesões em provas complexas.

Como prevenir lesões em provas complexasA ideia de esporte competitivo, ter metas e treinar focado, sempre fez parte da minha vida e não posso negar que sem isso a vida não teria tanta graça. Essa disciplina necessária para desafios cada vez mais difíceis faz parte do que sou, e tem uma importância enorme na minha rotina, inclusive como fisioterapeuta e empresário.

Tempos atrás escrevi uma matéria falando sobre como a falta do biótipo ideal poderia atrapalhar um maratonista a completar a prova sem sofrimento. Incluo-me um pouco nisso, pois não tenho o peso ideal para um maratonista, mas o fato é que não sofro para completar a prova.

Além disso, o preparo de um maratonista que busca terminar uma prova sem lesões e dores importantes, passa por muitas sessões preventivas de quiropraxia, acupuntura e fisioterapia. O fortalecimento é importante, mas equilibrar as tensões, liberando as superprogramações musculares chega a ser mais importante, pois um músculo excessivamente tenso pode causar alterações biomecânicas, dores e em longo prazo lesões.

O maratonista pelo volume de treinos e provas longas tem uma tendência maior a adquirir lesões crônicas. Essas lesões ocorrem exatamente por este processo de degeneração da biomecânica natural.

Depois de ter completado a Uphill Marathon, percebi que as maratonas planas não são aquele bicho de sete cabeças, pois você consegue traçar uma estratégia com maior facilidade. Na Maratona de subida você não sabe o que te espera. Não deixa de ser um estimulo para novos desafios. Mas claro que sempre com a preparação gradativa de aumento de volume.

Para quem está pretendendo se embrenhar por essas provas, não se esqueça de que os treinos de subida também tem que ter um aumento gradativo, o cuidado tem que ser maior, pois são duas variáveis: volume e subida. Além disso, o cuidado com as descidas tem que ser maior. Às vezes vale a pena andar para não sofrer tanto impacto.

Fazendo trabalho preventivo e respeitando seus limites, dificilmente ocorrem as lesões tão temidas.

Não se esqueça: Em alguns momentos da preparação, o melhor treino é o descanso. Melhor deixar de fazer um treino em um dia ruim, do que treinar cansado e sofrer uma lesão, que pode te tirar das corridas na véspera da prova.

Fonte: Webrun

Agende sua Consulta

Artigo Escrito Por:

Cláudio Cotter

Claudio Cotter | CREFITO 30874-F

Instagram: @fisiocorredor

  • Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo;
  • Especialista em RPG;
  • Formação no Método Busquet;
  • Pós Graduado em Medicina Psicossomática – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
  • Ex-Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol (CBF);
  • Colunista do Portal Ativo e Webrun;
  • Ultramaratonista;
  • Consultor da Mizuno segmento running;
  • Sócio-fundador da CM.2 Clínica Multidisciplinar.

Leia Mais