fbpx

Desafiando Montanhas

Desafiando Montanhas

O que Aprendi Desafiando Montanhas

 

É incrível a quantidade de ensinamentos que absorvemos desafiando montanhas, gostaria de compartilhar esta experiência incrível que tive durante o último Desafio das Serras, pois percebi que nada te prepara para uma prova como esta, mas conversar com pessoas que já passaram por isso pode ajudar muito. Além do mais, muitas dessas dicas podem fazer com que você evite muitas lesões, afinal, este é o principal objetivo desta coluna.

A prova

 

O desafio era subir de Ubatumirim até Cunha, a grande dificuldade seria subir os 15 km da Serra do Mar com 1500m de desnível. Este Desafio das Serras foi uma surpresa até para organização da prova, o erro inicial foi em relação à medida, pois os corredores que fariam 20 km no sábado subindo e mais 20km descendo no domingo acabaram correndo 35 km já no sábado, um erro assumido, mas que impediu que muitos corressem no domingo pela exaustão. A outra opção, que foi a que escolhi era correr os 40km sábado e domingo, a diferença seria que pegaríamos uma estrada de terra batida em Cunha que tinha 18km.

Mas a maior surpresa ficou por conta da dificuldade da trilha, não bastasse a subida e os obstáculos naturais, tivemos que enfrentar uma quantidade absurda de cipós e lama, o que impediu a maior parte dos corredores de correrem na trilha, pois o risco de quedas era constante e a preferencia acabava sendo mesmo por caminhar.

Uma corrida que muitos como eu previam fazer em 7 a 8 horas aumentaram suas expectativas para mais de 9 horas, meu tempo foi 9h45m.

Os ensinamentos

 

Muitas provas de montanha exigem trechos de subida muito intensa e às vezes por longos períodos, isto significa caminhar por longos períodos rápido, em desnível e com os batimentos cardíacos por volta de 150 por minuto. Este tipo de atividade exige um metabolismo totalmente diferente da corrida, portanto a recomendação é treinar em condições parecidas, justifyeste tipo de exigência muscular para quem não está acostumado pode levar a câimbras intensas, o que pode te tirar de uma prova.

Nunca pise com os pés num alinhamento muito próximo na lama, sempre tentando abrir ao máximo sua base de apoio, pois na hipótese de escorregar seus pés não irão se cruzar, o que acarretaria em uma queda quase certa.

Desafiando Montanhas

Recomendo sem dúvida nenhuma a utilização dos bastões, são meio complicados de carregar, mas sem dúvida ajudam a evitar lesões por evitarem desequilíbrios e melhoram em muito o rendimento nas subidas.

Fim de prova

 

A solução encontrada no sábado à noite para o segundo dia de prova seria descer apenas quem estivesse seguro para isso, mas a maior parte dos corredores já havia desistido e preferiria descer de van mesmo.

Na manhã do domingo num novo breafing às 8 da manhã foi decidido por segurança que não haveria a descida da serra e que faríamos todos apenas um circuito de 25km de prova com 7km de trilha e 18km de terra batida, neste momento houve uma grande agitação e muitos que já haviam desistido desfizeram as malas e decidiram participar da segunda etapa, inclusive eu.

Esta trilha do segundo dia muito mais amistosa e tranquila, apenas com muita lama, acabei fazendo em 3h09m de prova.

A conclusão é que desafiando montanhas, para quem quer começar a se preparar para corridas de montanha ao invés de correr apenas provas de rua tem que se preocupar em treinar volumes muito maiores com variação de ritmo e sempre ter suplementação e água extra, pois além da técnica de correr em trilha, usar bastões, estar com o calçado e equipamentos adequados, você tem que estar preparado para o inesperado, nesta hora o mais importante é que a cabeça esteja bem treinada, pois em muitos momentos vem a vontade de desistir, mas a vontade de completar a prova tem que ser sempre maior!

Fonte: Webrun

Agende sua Consulta

Artigo Escrito Por:

Cláudio Cotter

Claudio Cotter | CREFITO 30874-F

Instagram: @fisiocorredor

  • Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo;
  • Especialista em RPG;
  • Formação no Método Busquet;
  • Pós Graduado em Medicina Psicossomática – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
  • Ex-Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol (CBF);
  • Colunista do Portal Ativo e Webrun;
  • Ultramaratonista;
  • Consultor da Mizuno segmento running;
  • Sócio-fundador da CM.2 Clínica Multidisciplinar.

Leia Mais