fbpx

Dor no Tornozelo sem Entorse?

Dor no Tornozelo sem Entorse?

É Possível Sentir Dor no Tornozelo sem Entorse?

 

Dor no tornozelo sem entorse? Você está correndo, treinando normalmente e de repente, sem aparente motivo seu tornozelo começa a doer. Este é um quadro recorrente entre os corredores e que chama a atenção pelo tempo que alguns demoram para realmente se preocupar com esta questão.

Dor no Tornozelo sem EntorseExistem várias patologias que podem estar apenas no seu início, mas que se adiarmos demais para tratar, podem gerar lesões importantes, as quais se tornam cada vez mais difíceis de tratar.

Podemos encontrar diagnóstico como tendinopatias (tendinites) de fibulares e tibias em muitos desses casos, músculos estabilizadores importantes do tornozelo, mas isto não acontece por acaso. O que encontramos no histórico destes pacientes são tornozelos com históricos de entorses antigos ou ainda uma mudança para calçados com mais amortecimento, com solado mais macio.

No caso dos tornozelos com histórico de entorses, ocorre que por mais que passem anos sem sintomas, os tendões que estabilizam o tornozelo estão sendo forçados e qualquer aumento de intensidade nos treinos ou treino em terreno irregular, vai trazer uma sobrecarga ainda maior para estes tendões, gerando assim microlesões que geram dor e na insistência, inflamação e até ruptura. Corredores que estiverem ingerindo antibióticos devem tomar cuidado, pois a ciprofloxacina, por exemplo, pode gerar lesões tendíneas graves.

Os calçados que dão esta sensação de macies eu sempre comparo com o jipe, ele amortece muito mais a custo da estabilidade, gerando instabilidade forçamos estes tendões da mesma forma que em tornozelos crônicos, assim, é preciso avaliar se realmente compensa esta macies que tira a percepção que o pé teria das irregularidades do terreno, diminuindo assim a qualidade da informação que sobe dos pés para medula e cérebro, perdendo assim importantes referências de ajustes posturais que seriam usadas para ativar aqueles tendões estabilizadores no tempo certo, evitando assim sua sobrecarga.Dor no Tornozelo sem Entorse

Existe ainda uma dor na parte da frente do tornozelo, já na tíbia, que é o osso da canela, esta dor pode estar relacionada inicialmente a um quadro de periostite leve, a famosa canelite, que inicialmente pode ser tratada de forma rápida com exercícios específicos, evitando impacto e laser, mas em casos mais graves e persistentes pode ocorrer uma fratura por estresse, esta sim necessita de 4 a 6 semanas de repouso além do tratamento fisioterapêutico. Nesses casos de periostite e estresse tibial sempre temos que avaliar se ocorre alguma alteração no gesto da corrida ou na pisada, para isso um dos recursos são as avaliações da corrida por vídeo com consequente reeducação do gesto da corrida.

Em todos estes casos a melhora da percepção do tornozelo e da pisada traz benefícios e ajuda no processo de resolução tanto da lesão, como da instabilidade. Outro benefício deste tipo de treino que muitos chamam de treino proprioceptivo ou sensório-motor é a diminuição da latência de resposta destes músculos estabilizadores, tanto do tornozelo, como do corpo de forma global, pois a resposta ao desequilíbrio ocorre em todo o sistema músculos esquelético (coluna, quadris, joelhos, tornozelos) e quanto melhor treinado o sistema, mais rápida a resposta para proteger as articulações. Hoje já sabemos inclusive que o fato de treinar estabilidade do tronco com exercícios como Pilates e Treinamento Funcional, melhora os ajustes posturais dos tornozelos, joelhos e quadris também, portanto, o que já sabíamos na prática os estudos científicos estão ratificando.

Fonte: Webrun

Agende sua Consulta

Artigo Escrito Por:

Cláudio Cotter

Claudio Cotter | CREFITO 30874-F

Instagram: @fisiocorredor

  • Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo;
  • Especialista em RPG;
  • Formação no Método Busquet;
  • Pós Graduado em Medicina Psicossomática – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
  • Ex-Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol (CBF);
  • Colunista do Portal Ativo e Webrun;
  • Ultramaratonista;
  • Consultor da Mizuno segmento running;
  • Sócio-fundador da CM.2 Clínica Multidisciplinar.

Leia Mais