fbpx

Maratona e o Desafio do Biotipo

Maratona e o Desafio do Biotipo

Desafio do biotipo?

 

Desafio do biotipo? Quando nós falamos de maratona sempre nos leva a pensar em atletas magros, longilíneos e por vezes africanos, não por acaso, este é o tipo de atleta que geralmente vence as provas, aliás, sem dúvida, as principais maratonas do mundo hoje são dominadas por maratonistas quenianos e etíopes.

Ao contrario das provas de 100 metros rasos, as quais são dominadas por atletas de massa muscular volumosa com predominância de fibras musculares chamadas brancas ou de contração rápida e rapidamente fadigáveis, os maratonistas tem predominância de fibras musculares vermelhas, de contração lenta, muito resistentes. Isso nos leva ao fato de que qualquer humano que se proponha a correr uma maratona e que não possua esta característica física ou biotipo, sofrerá uma incrível dificuldade de completar a prova.

Desafio do Biotipo

Esta dificuldade e a falta de treino se traduzem numa prova, como a Maratona de São Paulo realizada no dia 6 de outubro, em desidratação, “fisgadas” na musculatura, desmaios e em casos mais graves a hiponatremia (diminuição importante do sódio circulante com consequente edema cerebral pela reposição apenas de água e não de eletrólitos). Para evitarmos estes sintomas durante uma prova é só planejarmos bem todo treinamento respeitando as planilhas definidas pelos treinadores e fazermos uma boa hidratação e reposição de carboidratos e eletrólitos.

Mesmo assim, muitas vezes encontraremos muitos participantes com grandes dificuldades para completar uma prova, daí voltamos ao problema do biotipo. Portanto, a maior parte dos atletas que realmente se dedicarem a completar uma maratona conseguirão, mas a dificuldade está diretamente proporcional ao quanto seu biotipo não está adaptado a este tipo de atividade física e infelizmente para os que insistem em praticar atividades às quais seu biotipo não está adaptado está se expondo mais a lesões próprias deste esporte.

Fonte: Webrun

Agende sua Consulta

Artigo Escrito Por:

Cláudio Cotter

Claudio Cotter | CREFITO 30874-F

Instagram: @fisiocorredor

  • Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo;
  • Especialista em RPG;
  • Formação no Método Busquet;
  • Pós Graduado em Medicina Psicossomática – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
  • Ex-Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol (CBF);
  • Colunista do Portal Ativo e Webrun;
  • Ultramaratonista;
  • Consultor da Mizuno segmento running;
  • Sócio-fundador da CM.2 Clínica Multidisciplinar.

Leia Mais