fbpx

Mecanismos Mentais contra a Doença

Mecanismos Mentais contra a Doença

Nossos Principais Mecanismos Mentais Contra a Doença

 

Você conhece os mecanismos mentais contra a doença? A forma como pensamos e lidamos com a dor é importantíssima e define em muitos casos o quão grave os sintomas serão. Fica claro na prática diária no consultório que pacientes com atitudes positivas costumam ter sintomas mais amenos do que pacientes com atitudes negativas em relação à patologia ou mesmo à vida.

Mecanismos Mentais contra a Doença

O fato é que aprender a lidar com situação de dor e de diagnósticos complexos não é diferente de lidar com situações difíceis no trabalho ou na vida pessoal, os mecanismos mentais que temos que desenvolver são os mesmos, olhando para o problema como um obstáculo a ser vencido e não uma barreira intransponível.

Apesar de enxergarmos estas situações de nossas vidas como se fossem muito diferentes umas das outras, nosso sistema nervoso entende como processos de soluções de problemas muito parecidos, o que realmente difere é o tipo de ‪#‎ansiedade e expectativas que alimentamos, e isto faz com que algumas situações sejam muito piores do que outras.

A ‪#‎depressão também é um fator que leva à piora dos sintomas de qualquer quadro ortopédico pela baixa taxa de liberação de serotonina, o que diminui o limiar de dor, fazendo com que sintomas leves se intensifiquem. Um exemplo disso é o que ocorre na ‪#‎Fibromialgia, patologia na qual 3 fatores são importantes para seu diagnóstico:

  • Dores itinerantes
  • ‪#‎Sedentarismo
  • #Depressão

Se levarmos em conta que a atividade física de baixa intensidade, como fazer 30 minutos de bicicleta ergométrica, hoje já mostra resultados equivalentes à medicação antidepressiva, e que com esta simples solução já estaremos atuando sobre os 3 fatores, então podemos concluir que o maior obstáculo deste tipo de patologia é a inércia que tem que ser vencida.

Movimentar seu corpo 3 a 4 vezes por semana traz benefícios sobre os Sistemas Circulatório, Endócrino, Respiratório, Urinário, Digestório, bom, praticamente todos, mas não se engane, seu Sistema Musculoesquelético precisa de movimentação diária, a cartilagem articular precisa de movimento para se nutrir, os músculos precisam de movimento para manterem todo o seu potencial de mobilidade e flexibilidade e com tudo isso seus ossos receberam mais cálcio evitando assim a ‪#‎Osteoporose.

Pensando dessa forma, diagnósticos extremamente complicados num primeiro momento, podem se tornar problemas simples, é só entendermos todos os aspectos da doença, fragmentarmos em pedaços como pequenos problemas, os quais terão uma solução mais simples do que se olharmos para o todo.

Fonte: Linkedin

Agende sua Consulta

Artigo Escrito Por:

Cláudio Cotter

Claudio Cotter | CREFITO 30874-F

Instagram: @fisiocorredor

  • Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo;
  • Especialista em RPG;
  • Formação no Método Busquet;
  • Pós Graduado em Medicina Psicossomática – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
  • Ex-Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol (CBF);
  • Colunista do Portal Ativo e Webrun;
  • Ultramaratonista;
  • Consultor da Mizuno segmento running;
  • Sócio-fundador da CM.2 Clínica Multidisciplinar.

Leia Mais