fbpx

Bandagens – Mitos e verdades

Bandagens – Mitos e verdades

Mitos e verdades sobre as Bandagens

 

As bandagens são muito utilizadas no mundo esportivo principalmente, e fora dele hoje mais do que em outros tempos. Isso por causa de uma revolução que começou há mais ou menos 2 Olimpíadas atrás, quando vários atletas apareceram na televisão praticando suas atividades esportivas com bandagens elásticas coloridas com vários formatos pelo corpo.

BandagensComo tudo que aparece sendo utilizado pelos famosos, teve um bum inicial de modismo irracional, ou seja, ninguém sabia se aquilo tinha algum tipo de comprovação científica, mas se atletas de ponta estavam usando, por que não usar?

Hoje existem várias marcas no mercado, algumas de péssima qualidade e com vários tipos de formato, algumas vem pré cortadas para serem utilizadas em determinadas localizações do corpo e outras vendem em rolos de diversos tamanhos para serem cortadas de acordo com a necessidade. O principal fator que se refere à qualidade é, o quanto dura a fita ao ser colada no corpo, pois em situação normal, com o suor do dia a dia e um banho diário a fita pode durar até 3 a 5 dias fazendo efeito, é claro que nos primeiros dias o efeito é mais intenso, pois o tecido vai perdendo elasticidade. Se ao tomar banho secar com secador quente, isso aumenta a durabilidade da cola. Quando utilizadas na piscina, por melhor que seja a bandagem não vai durar mais que um dia.

BandagensOs estudos científicos não conseguiram ainda mostrar relevância na utilização destas bandagens elásticas, mas não é por isso que vamos deixar de usá-las, principalmente por 2 motivos:

  1. As bandagens sempre foram utilizadas dentro e fora do esporte como auxiliar de tratamento, ainda hoje nos utilizamos de bandagens rígidas para bloquear determinados movimentos (Bandagem Funcional) e a bandagem elástica neste sentido pode nos auxiliar trazendo maior percepção do movimento que queremos corrigir para facilitar o desenvolvimento de melhora do gesto esportivo.
  2. O tipo de tração que a bandagem elástica imprime sobre a pele faz com que haja micromovimentos entre a pele e seus tecidos subjacentes (os que estão abaixo dela) favorecendo muitas vezes a mobilidade tecidual que estimulamos tanto nas sessões de fisioterapia e muitos atletas hoje já fazem também com o auxílio de bastões e bolinhas.

Esta liberação tecidual é tão importante quanto as liberações profundas, pra entender é só lembrar o quanto uma cicatriz de queimadura ou corte pode aderir e limitar o movimento de um membro ou do tronco e que quando liberamos estes tecidos na fisioterapia temos ótimos resultados na sensação de liberdade de movimento.

Portanto as Bandagens sempre irão auxiliar o tratamento e a prevenção de lesões, sejam elásticas ou rígidas, o que temos que entender é que não existe milagre, usar somente a bandagem sobre uma lesão não vai evitar que esta piore caso você não siga as orientações do profissional que utiliza da técnica como suporte. Para melhores resultados é importante que o profissional que utiliza desta técnica entenda de biomecânica, pois sem este conhecimento os resultados ficam limitados.

Aquela recomendação de sempre serve para este caso, sinta e respeite o seu corpo, assim você corre mais por muito mais tempo.

Fonte: Webrun

Agende sua Consulta

Artigo Escrito Por:

Cláudio Cotter

Claudio Cotter | CREFITO 30874-F

Instagram: @fisiocorredor

  • Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo;
  • Especialista em RPG;
  • Formação no Método Busquet;
  • Pós Graduado em Medicina Psicossomática – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
  • Ex-Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol (CBF);
  • Colunista do Portal Ativo e Webrun;
  • Ultramaratonista;
  • Consultor da Mizuno segmento running;
  • Sócio-fundador da CM.2 Clínica Multidisciplinar.

Leia Mais

  • Você tem uma Postura correta?   A postura de cada paciente é diferente, seja pela genética, sej...

  • Já ouviu falar na Síndrome do Piriforme?   Síndrome do Piriforme é confundida muitas vezes com ...

  • Você faz alongamento?   Vamos começar a esclarecer para o que serve o alongamento em cada situa...