fbpx

Sua rotina pode evitar lesões

Sua rotina pode evitar lesões

Você Sabia que a Sua Rotina pode Evitar Lesões?

 

Sua rotina pode evitar lesões. Quem já treinou com equipe de corrida ou personal sabe como eles pegam no pé em relação a planilha, tem que seguir à risca o treino para melhorar sua performance, mas não para por aí. Seguir a rotina também tem a ver com evitar lesões, os treinadores insistem tanto para que os corredores treinem dando seu máximo, não deixando de treinar nenhum dia que estiver determinado pela planilha, mas fazer a mais não é interessante, pode ser prejudicial.

Sua rotina pode evitar lesõesVejo muitos corredores treinando 3 kms a mais no longão como se isso não fosse nada, mas pensando numa evolução gradativa num longão, isso pode representar mais 10% do que o treinador já havia determinado como aumento de volume de uma semana para outra e representa sim um risco.

Como sempre deixei claro nos meus artigos, as adaptações gradativas nos treinos, mudanças de tipos de calçados, mudanças de treino de esteira para treino de rua, são importantes para que o corpo gere também suas adaptações fisiológicas, lembre-se que a cartilagem é um tecido vivo com propriedades biomecânicas, assim como tendões e músculos, portanto mudanças bruscas nestes parâmetros podem levar a microlesões teciduais, que em longo prazo podem aumentar e tornar-se crônicas.

Outra recomendação além de seguir a planilha à risca é sentir o seu corpo, pequenos incômodos podem gerar lesões, não ignore estas sensações. Caso seu treinador esteja trabalhando num patamar que você considera abaixo da sua capacidade, é melhor que você converse com ele sobre uma mudança na sua planilha do que decida aumentar seu treino sem orientação, confie no seu treinador, lembre-se que ele estudou para formular seu treino, quanto mais retorno você der pra ele sobre como se sente nos treinos, melhor ele adaptará o treino à você.

Fonte: Webrun

Agende sua Consulta

Artigo Escrito Por:

Cláudio Cotter

Claudio Cotter | CREFITO 30874-F

Instagram: @fisiocorredor

  • Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo;
  • Especialista em RPG;
  • Formação no Método Busquet;
  • Pós Graduado em Medicina Psicossomática – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
  • Ex-Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol (CBF);
  • Colunista do Portal Ativo e Webrun;
  • Ultramaratonista;
  • Consultor da Mizuno segmento running;
  • Sócio-fundador da CM.2 Clínica Multidisciplinar.

Leia Mais