Drenagem Linfática

Clínica Multidisciplinar

Drenagem Linfática em São Paulo – SP

Drenagem Linfática Manual

A Drenagem Linfática é uma massagem específica realizada com movimentos leves e lentos, que direciona e melhora o fluxo do sistema linfático.

 

O sistema linfático funciona paralelamente ao sistema circulatório. É formado por uma grande rede de vasos, distribuídos por todo o corpo, coletando os líquidos dispersos, filtrando e direcionando-os para o sistema linfático para serem eliminados na urina. Desta maneira a drenagem linfática manual exerce uma função importante em todo o nosso organismo, melhora a circulação sanguínea eliminando toxinas e diminuindo a retenção hídrica (inchaço), além de ativar a oxigenação celular e nutrição dos tecidos.

 

Esta massagem deve ser coadjuvante em todos os tratamentos: celulite, gordura localizada, flacidez e estrias, pois potencializa e melhora os resultados.

 

A drenagem linfática promove um relaxamento muscular, e sensação de bem-estar. Por suas funções e por ser indolor, também é indicada em pós-operatório de cirurgias plásticas faciais, corporais e em gestantes devido ao aumento dos hormônios.

 

A Drenagem Linfática nos dias de hoje

 

Nos dias de hoje, a Drenagem Linfática é utilizada principalmente para reduzir o tamanho de linfedemas, embora a principal função do sistema linfático é a desintoxicação e eliminação de resíduos metabólicos.

 

O comprometimento da qualidade do ar, água, alimentos, etc., provoca acumulações significativas de resíduos metabólicos do nosso corpo, alguns dos quais são tóxicos.

 

Em muitos casos, esse acúmulo de toxinas nos causa fadiga, alterações de humor (os sintomas clínicos dos quais são muitas vezes confundidos com depressão por médicos), etc.

 

A principal função do sistema linfático é a desintoxicação, mas também desempenha um papel importante na imunidade. A linfa é um fluído extracelular que entra nos vasos linfáticos e é misturado com elementos celulares. O sistema linfático inicia nos sacos linfáticos, nos espaços extracelulares. Estes sacos têm poros, permitindo a passagem de grandes proteínas e outros produtos residuais metabólicos. Quando os sacos linfáticos estão cheios, a linfa entra nos vasos linfáticos. Estes vasos também têm grandes poros e levam uma pequena quantidade de músculos lisos. As paredes dos vasos linfáticos contêm válvulas, direcionando o fluxo de linfa de uma única forma (para o coração).

 

Ao longo do trajeto dos vasos linfáticos estão nós linfáticos. Quando o fluído atinge estes nodos, infecções, proteínas estranhas e outros materiais estranhos são destruídos. A linfa drenada, continua o seu fluxo. A maior parte do fluído linfático reentra na circulação através do canal torácico (uma conduta de drenagem comum). Através deste duto, a linfa entra nas veias braquiocefálicas.

 

Não há dúvida de que a drenagem linfática é um método poderoso para redução do linfedema, mas ela também traz uma grande série de benefícios.

Nossa Clínica Multidisciplinar está aguardando por você. Agende já sua consulta.

Benefícios da Drenagem Linfática

 

  • Manutenção da saúde;
  • Estética, como no tratamento de celulite, ajudando a desobstruir os tecidos;
  • Problemas circulatórios. Melhora a circulação venosa na medida em que o sangue será mais bem filtrado;
  • Drenagem na TPM. Promove relaxamento, desintoxicação e alivio do inchaço;
  • Drenagem na Menopausa. Reoxigena os tecidos, beneficia a pele, melhorando a distribuição hídrica, enriquecendo o tônus geral e favorecendo a qualidade do sono;
  • Edemas da gravidez (após 3º mês de gestação);
  • Pré e pós cirúrgicos. Auxilia na regeneração dos tecidos, acelerando o processo de cicatrização por uma melhor acomodação e orientação dos tecidos;
  • Estados de estresse. Relaxa o corpo e a mente, ajudando na eliminação ou interrupção de processos psicossomáticos;
  • Constipação intestinal. Colabora com a hidratação da matéria fecal, favorecendo o peristaltismo e o funcionamento regular do intestino;