fbpx

Cartilagem

Cartilagem

Você Sabe o que é Cartilagem?

 

Muitos pacientes chegam na CM.2 Clínica Multidisciplinar com diagnóstico de Artrose, Osteoartrose, Lesão na Cartilagem (Lesão Condral). O pior é que eles abrem os exames e lêem o resultado da Ressonância Magnética com descrições como, degeneração crônica, afilamento da cartilagem e outras informações que para quem é leigo no assunto só servem para assustar. É bom esclarecer que a cartilagem é um envoltório do osso na região articular que serve para minimizar o atrito na articulação e ajuda a absorver o impacto.

CartilagemOs ligamentos são estabilizadores estáticos, isto significa que eles servem de freio para o movimento exagerado, mostrando o limite do movimento articular, geralmente ligando 2 ossos.

O complexo Músculo-Tendão funciona como estabilizador dinâmico, acelerando e freando movimentos, o músculo se insere nos ossos por meio dos tendões.

O fato é que muitas vezes diagnósticos como os citados acima têm que ser avaliados clinicamente para correlação com os sintomas, a partir daí começamos a definir o tamanho do problema.

Ao contrário do que se pensava antigamente fazer repouso nem sempre é a solução, pois atividades físicas bem orientadas podem ajudar até mesmo a melhorar as condições fisiológicas de uma articulação que já tenha alguma alteração.

Hoje já se sabe que o movimento é extremamente importante para a cicatrização e drenagem de uma articulação que tenha uma lesão ou simplesmente líquido (derrame intra-articular). Existem também muitos tratamentos para alguns tipos de lesões como o PRP (Fator de Crescimento), Transplante de Condrócitos, Infiltrações com medicamentos que tratam a articulação em médio prazo, diferentemente de infiltrações de Corticoesteróides que aliviam a dor na hora e depois traziam efeitos colaterais a longo prazo.

Temos muitas opções como Treinamento Funcional, Pilates, Treinamentos de força e equilíbrio na cama elástica, além de muitos outros tipos de trabalhos físicos, que nada mais são do que fortalecimento muscular reproduzindo situações cotidianas e no caso do atleta, situações do esporte, imitando o gesto esportivo.

Estes trabalhos físicos mais complexos são ideais para desenvolver uma melhor estabilização articular, com isso preservando as articulações por muito mais tempo, comparado à musculação, que tem como princípio apenas fortalecer o músculo sem se preocupar com a função articular e a coordenação do movimento.

Agende sua Consulta

Artigo Escrito Por:

Cláudio Cotter

Claudio Cotter | CREFITO 30874-F

Instagram: @fisiocorredor

  • Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo;
  • Especialista em RPG;
  • Formação no Método Busquet;
  • Pós Graduado em Medicina Psicossomática – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
  • Ex-Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol (CBF);
  • Colunista do Portal Ativo e Webrun;
  • Ultramaratonista;
  • Consultor da Mizuno segmento running;
  • Sócio-fundador da CM.2 Clínica Multidisciplinar.

Leia Mais

  • Você tem uma Postura correta?   A postura de cada paciente é diferente, seja pela genética, sej...

  • Já ouviu falar na Síndrome do Piriforme?   Síndrome do Piriforme é confundida muitas vezes com ...

  • Você faz alongamento?   Vamos começar a esclarecer para o que serve o alongamento em cada situa...