fbpx

Conhecer seus limites

Conhecer seus limites

Qual a Importância de Conhecer seus Limites?

 

Você sabe qual a importância de conhecer seus limites? Nos últimos anos tenho sentido uma vontade louca de saber quais são os meus limites. Sei que isto é bem relativo, pois em provas de média distância, as vezes conhecer seus limites é mais doloroso do que nas ultramaratonas.

Percebi que para baixar meus tempos nos 10 km e 21 km tem que ralar muito, estava já no limite do amador, para baixar meus tempos teria que fazer dolorosos treinos de tiros, muito trabalho preventivo e mesmo assim não era garantia!

Em provas longas é diferente, quanto mais você corre, menos você está preocupado com o tempo e mais em completar o desafio, principalmente quando a prova é de montanha.

O dilema é querer fazer tudo ao mesmo tempo, pois continuo tendo turmas de amigos corredores que me instigam a correr provas de rua, mas também hoje tenho a turma dos corredores de montanha.

Depois de fazer o Desafio das Serras 40×40 e El Cruce de los Andes, ficou claro para mim que meu lugar era na trilha, mas moro na cidade, não consigo viajar muitos finais de semana para trilhas. Realmente fica difícil decidir.

conhecendo seus limitesEstou contando minha história, porque tenho certeza que muitos passam por este dilema, treinando para baixar o tempo na rua e ao mesmo tempo subindo e descendo em montanhas pelo prazer do visual. Fazer este tipo de treino é muito sensível, tem que estar muito consciente do corpo para não lesionar. Digo isto por experiência própria, pois ultimamente tenho treinado em pista para focar mais em aumentar minha velocidade e ao mesmo tempo, não passo uma semana sem treinar subida, o que me dá muito prazer e força nas pernas!

O fato é que é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo, o importante é ter paciência, pois as vezes os resultados demoram e forçar mais do que deveria num treino de subidas ou de tiros é extremamente perigoso. Fique atento aos sinais, seu corpo manda mensagens o tempo todo e tenha certeza que, entre ocorrer uma dorzinha muscular normal do treino e uma lesão muscular, existe uma linha tênue. Não arrisque, na dúvida diminua o ritmo!!

Outro fator importante para quem não tem treinador é focar cada treino em uma competência diferente, pois a variação de estímulo provoca ótima adaptação e previne lesões. Varie o terreno, o tênis, dê tiros na subida, na descida e no plano, faça treinos leves com subidas, treinos variando intensidade e quilometragem, evite repetir muitas vezes o mesmo treino.

Claro que o treinador sempre vai ter a vantagem de ter estudado para periodizar os macro e microciclos e isto é muito sério. Quem escolhe treinar sem acompanhamento sempre está assumindo um risco que hoje não é tão necessário, pois no mercado existem várias formas de conseguir periodizar seu treino com custo baixo.

Meu Desafio

conhecendo seus limites

Bom, o próximo desafio vai ser chegar de Mogi das Cruzes até Aparecida em 4 dias pela Rota da Luz. Quem quiser acompanhar, não sei se terei sinal durante a Rota, mas será no feriado de 7 de setembro e devo postar no meu instagram na sequência: @ccotter77

Sobre superar meus limites, um amigo corredor, Kleber Yokoyama, me disse que vou ter problemas com isso: “O problema é que o limite é extensível.” Na verdade ele se referia à uma frase que deixo pra vocês de um dos ídolos que mais venero no esporte:

“Em um dado dia, uma dada circunstância, você acha que tem um limite. Você então tenta ir para esse limite e você toca esse limite, e você pensa: ‘Ok, este é o limite.’ Logo que você toca esse limite, algo acontece e de repente você pode ir um pouco mais longe. Com o poder da sua mente, sua determinação, seu instinto, e a experiência também, você pode voar muito alto.”

Ayrton Senna.

Fonte: Webrun

Agende sua Consulta

Artigo Escrito Por:

Cláudio Cotter

Claudio Cotter | CREFITO 30874-F

Instagram: @fisiocorredor

  • Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo;
  • Especialista em RPG;
  • Formação no Método Busquet;
  • Pós Graduado em Medicina Psicossomática – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
  • Ex-Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol (CBF);
  • Colunista do Portal Ativo e Webrun;
  • Ultramaratonista;
  • Consultor da Mizuno segmento running;
  • Sócio-fundador da CM.2 Clínica Multidisciplinar.

Leia Mais