fbpx

Fibromialgia

Fibromialgia

Você sabe o que é Fibromialgia?

 

A dor miofascial é um sintoma que pode estar presente em diversos quadros e associada, na maioria das vezes, à outros sintomas e patologias. Alguns desses quadros são muito inespecíficos no diagnóstico da dor miofascial, englobando pessoas às vezes com quadros diversos como a Síndrome Dolorosa Miofascial ou a Fibromialgia.

FibromialgiaEstas patologias na verdade são quadros que, na indefinição de um diagnóstico mais exato, servem para rotular uma situação passageira em que o paciente se encontra. Nos dois casos o diagnóstico é puramente clínico, sem suporte de exames laboratoriais. Nos dois casos o principal sintoma são os pontos gatilhos.

O que são pontos gatilhos? São áreas específicas nos músculos que tendem a acumular maior tensão, ou seja, pequenas áreas que ficam mais contraídas do que o restante do músculo e que por isso desenvolvem maior aderência aos tecidos a sua volta, o que causa dor e rigidez local.

No caso da Fibromialgia associa-se ainda a depressão e o sedentarismo, portanto é necessário acompanhamento psicológico principalmente neste caso.

O interessante é que considerando os três principais pilares da Fibromialgia: Dor em pontos gatilhos, sedentarismo e depressão; podemos trazer a solução mantendo o corpo e o cérebro em movimento. A solução para Fibromialgia é, na maioria das vezes, mais simples do que parece.

A maior parte dos estudos científicos mostram que a atividade física (atividades aeróbicas de baixo impacto) provoca o mesmo efeito ou até melhor do que antidepressivos (mesmo no caso de uso de antidepressivos a atividade física se mostrou eficiente em manter os resultados positivos obtidos com o tratamento medicamentoso), que seriam usados para tratar a depressão, relacionada a Fibromialgia. Com exercícios de estabilização do tronco, melhorando as respostas posturais e mantendo as articulações mais alinhadas, diminuímos a tensão muscular, consequentemente diminuindo a sensibilidade dos pontos gatilhos. Com tudo isso já estamos estimulando o paciente com uma atividade física de baixíssimo impacto que pode ser complementada por um programa de mais longo prazo como o Pilates e que resolveria o item sedentarismo. O importante é sempre evitar entrar em fadiga nos exercícios, o que levaria a quadro tensional desnecessário durante a reabilitação.

Dessa forma conseguimos tratar o quadro de Fibromialgia com uma visão global, além de outros quadros de dor com aspectos psicossomáticos, sempre lembrando da importância do acompanhamento psicológico.

Importante também salientar que terapias que realizam tratamento dos pontos gatilhos de forma localizada tem atuação paliativa e não tratam o problema na sua raiz. Tratamentos posturais como o Método Busquet, RPG e Força Dinâmica, visam reequilibrar o sistema miofascial, conhecido hoje, como sistema de Cadeias Musculares ou Cadeias Fisiológicas, liberando o corpo de padrões viciados e melhorando assim os ajustes posturais. A Quiropraxia vai atuar sobre as articulações dando estímulos neurais de ajuste do corpo, que de forma somatória complementam o trabalho postural juntamente com a Acupuntura, que além de atuar reequilibrando sistemas hormonais e liberação de neurotransmissores, pode ajudar o tratamento psicológico liberando travas físico-emocionais.

Hoje, a abordagem psicossomática pode ser aplicada tanto na Acupuntura, como nas técnicas de terapia manual.

Em muitos outros quadros ortopédicos podemos aplicar esta mesma abordagem, pois mesmo em quadros com sintomas mais localizados, como um pós-cirúrgico de joelho, no qual após meses de tratamento não deixa de apresentar dor, com esta abordagem multidisciplinar podemos ter resultados muito mais rápidos e precisos.

Agende sua Consulta

Artigo Escrito Por:

Cláudio Cotter

Claudio Cotter | CREFITO 30874-F

Instagram: @fisiocorredor

  • Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo;
  • Especialista em RPG;
  • Formação no Método Busquet;
  • Pós Graduado em Medicina Psicossomática – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
  • Ex-Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol (CBF);
  • Colunista do Portal Ativo e Webrun;
  • Ultramaratonista;
  • Consultor da Mizuno segmento running;
  • Sócio-fundador da CM.2 Clínica Multidisciplinar.

Leia Mais

  • Você tem uma Postura correta?   A postura de cada paciente é diferente, seja pela genética, sej...

  • Já ouviu falar na Síndrome do Piriforme?   Síndrome do Piriforme é confundida muitas vezes com ...

  • Você faz alongamento?   Vamos começar a esclarecer para o que serve o alongamento em cada situa...