fbpx

Fisioterapia Pediátrica

Fisioterapia Pediátrica

Fisio pediatricaA fisioterapia pediátrica é uma especialidade da fisioterapia voltada para avaliação e tratamento de bebês e crianças com o objetivo de ajudá-los no seu desenvolvimento global e na sua saúde através do estímulo de movimentos naturais de forma lúdica afim de construir movimentos mais elaborados, que promovem uma postura mais natural e uma coordenação motora mais eficiente com a intensão de tornar a interação do bebe e da criança com o ambiente mais produtiva com resultados que repercutam para toda a vida.

 

Aqui temos o enfoque no tratamento de pacientes com atrasos do desenvolvimento motor e com alterações ortopédicas (tensões musculares, torcicolos, problemas alinhamento dos membros, assimetrias), sempre tendo como ponto de partida as questões e necessidades de cada família.

 

O desenvolvimento infantil é marcado por grandes mudanças físicas, motoras, cognitivas e emocionais que levam a criança a uma transformação em direção a sua independência, autonomia e adaptação social. O que acontece neste período inicial da vida tem uma repercussão extremamente importante no futuro físico, afetivo e cognitivo do indivíduo.

 

O desenvolvimento infantil é produto da interação entre os fatores biológicos (constituição física, neurológica, musculoesquelética e sistêmica) com os fatores ambientais (estímulos ofertados em um ambiente enriquecido e seguro) dentro das relações com os outros. Portanto, qualquer interferência em um desses pilares fundamentais pode causar uma dificuldade nos ganhos das habilidades motoras e um risco ao desenvolvimento infantil pleno. Essas interferências podem acontecer na gestação, durante o parto, no pós-parto e durante a vida dessa criança.

 

A fisioterapia pediátrica, através da intervenção direta e das orientações aos familiares, atua nos problemas no corpo da criança e na organização do ambiente em que ela está inserida. Isso proporciona a melhora dos seus movimentos, o ganho das suas competências e favorece a sua relação com o ambiente e com as pessoas ao seu redor.

 

A intervenção fisioterapêutica consiste primeiramente em uma avaliação detalhada da criança para identificar suas dificuldades assim como suas potencialidades para que em seguida, juntamente com a família, sejam estabelecidos os objetivos e o plano de tratamento. A partir daí, o fisioterapeuta se utilizará de técnicas motoras e sensoriais específicas, estimulando a criança a adquirir posturas e movimentos e conquistar sua funcionalidade e seu bem-estar.

 

Portanto, todos os bebês com alterações musculoesqueléticas (tensões musculares, torcicolo, assimetrias posturais), atrasos das aquisições motoras, dificuldades nos movimentos e na aquisição de posturas assim como qualquer preocupação e dúvida que as famílias tenham acerca do desenvolvimento do seu bebê, vão se beneficiar com uma intervenção da fisioterapia pediátrica.

Conheça nossos métodos para ajudar sua criança a se desenvolver.