Psicoterapia, Saúde e Emoções

Psicoterapia, Saúde e Emoções

A saúde física e emocional, estão intimamente ligadas.   Somos um todo, formado por mente e corpo, de forma que as nossas reações psicológicas influenciam diretamente as nossas reações físicas, o mesmo vale para o contrário.  Esta “comunicação” se dá através dos neurotransmissores, que são substâncias químicas produzidas pelos neurônios.

 

As diversas situações de vida nos causam impactos físicos e ou emocionais, sejam elas: emoções reprimidas, insatisfação, excesso ou conflitos no trabalho, velocidade da tecnologia, relações familiares, trânsito, problemas no relacionamento afetivo e a solidão.

 

Chamamos de Somatização estes conflitos emocionais inconscientes que se manifestam no corpo. A intensidade da angústia varia de pessoa para pessoa, dependendo da personalidade e da estrutura psíquica de cada um.

 

Não há como evitar as situações que fazem parte do viver, mas é possível amenizar estes impactos através da psicoterapia.  O apoio do profissional de Psicologia é um recurso para que o indivíduo tenha a possibilidade de se conhecer e poder lidar melhor com as adversidades que a vida impõe, inclusive evitando a Somatização.

 

A psicoterapia tem como benefício aliviar o sofrimento proporcionando novas perspectivas de ver o mundo; ensina estratégias para diminuir o mal-estar e a angústia, ajudando a pessoa se conscientizar como estes sintomas apareceram na vida e porque eles permanecem.  Proporciona ao indivíduo uma melhor compreensão de suas emoções e de que forma se manifestam no seu corpo através da dor.  O processo terapêutico desenvolve na pessoa a possibilidade de aumento de sua autoestima, trazendo maior segurança em tomada de decisões. Promove também o senso de autocuidado, essencial para prevenção tanto em aspectos da saúde emocional quanto da saúde física.  A psicoterapia ajuda a pessoa nas relações interpessoais familiar, social e profissional.

 

No âmbito profissional, o autoconhecimento proporcionado pela psicoterapia, abre as diversas possibilidades de melhor lidar com o ambiente de trabalho, muitas vezes, estressante, insalubre e competitivo, levando profissionais a desenvolver transtornos emocionais laborais como depressão, ansiedade e burnout, levando em situações críticas, ao afastamento do trabalho.

Psicoterapia, Saúde e Emoções
Psicoterapia, Saúde e Emoções
Psicoterapia, Saúde e Emoções
O que acha de marcar sua consulta conosco e ganhar mais qualidade de vida?

Como Nossa Psicóloga Pode te Ajudar?

O(A) Psicólogo(a) de forma ética, desenvolve com seu paciente uma relação empática e de respeito à confidencialidade, uma vez que o conteúdo trazido pelo paciente é estritamente confidencial na relação terapeuta-paciente. O profissional de psicologia desempenha um papel de apoio e suporte às demandas de seu paciente e não de juiz, mantendo-se eticamente isento de julgamento de valores.  Sendo um profissional da saúde, o Psicólogo incentiva em seu paciente a busca de ações de promoção de bem-estar e qualidade de vida, respeitando suas limitações, estilo de vida e contexto socioeconômico.

 

A área da Psicologia abrange todas as faixas etárias e intervém em várias situações pertinentes à vida como luto, doenças crônicas, problemas comportamentais e relacionais, transtornos emocionais, dificuldade escolar, bullyng, ou situações outras que mobilizem emocionalmente o indivíduo causando dificuldade em manter-se na rotina da vida.

 

A abordagem Psicossomática, que é a linha de trabalho da Clínica Multidisciplinar é a forma de atuação do profissional centrada na pessoa, aonde se considera que a doença não acontece por acaso, mas sim fruto das relações da pessoa com o mundo a sua volta, entendendo a pessoa como um ser completo, único com as suas peculiaridades.

 

O trabalho de Equipe Multidisciplinar da CM.2, que integra diversos campos de atuação da área da saúde, é um benefício inestimável às pessoas, uma vez que a equipe atua de forma individualizada, linear e em sintonia com um objetivo comum: proporcionar bem-estar e Qualidade de Vida aos seus clientes, oferecendo diversas possibilidades comprovadamente científicas com foco na saúde não na doença.

Psicoterapia, Saúde e Emoções
Psicoterapia, Saúde e Emoções
Psicoterapia, Saúde e Emoções