fbpx

Reabilitação com Pilates

Reabilitação com Pilates

Conhecidos por sua atuação Body-Mind, técnicas como Pilates e Yoga são cada vez mais estudadas e utilizadas num programa de fisioterapia.

 

A reabilitação com Pilates está diretamente relacionada aos exercícios de estabilização segmentar e dinâmica mais usados da fisioterapia. Já a reabilitação com as técnicas posturais de Yoga atua como um recurso para aumentar espaço entre as articulações e alongar as cadeias musculares. Além da prática física, as duas técnicas reforçam ao paciente a necessidade de estar com a mente presente na respiração, no movimento e no corpo como um todo. Essas práticas integradas à fisioterapia estimulam e promovem maior envolvimento do paciente com o tratamento, melhorando a adesão e o resultado da terapia.

 

 

Um programa de reabilitação deve considerar os hábitos, a postura física e o movimento nas atividades de vida diária a fim de tratar e prevenir lesões. A CM2 oferece sessões da PURA Fisioterapia, técnica desenvolvida pela fisioterapeuta Carolina Paiva, especialista em reabilitação com Pilates e Yoga.

A PURA Fisioterapia Integrativa é a união de técnicas para reabilitar o movimento, priorizando a postura e aumentando a consciência corporal e mental. O uso de diferentes ferramentas auxilia o processo de aprendizagem e controle motor, tornando a terapia mais fluida e prazerosa. Pilates, Yoga e Movimentação Natural são a base para a escolha dos exercícios propostos durante uma sessão. O resultado é o ganho e manutenção de mobilidade articular, estimulação da musculatura postural, alongamento das cadeias musculares. Um relaxamento profundo induzido através da prática de Yoga Restaurativo é explorado ao final de cada sessão para aumentar a conexão entre corpo e mente e desenvolver um treinamento para meditação, atuando no controle de estresse e ansiedade.

Conheça o método de Reabilitação com Pilates.

Qual o diferencial das técnicas do Pilates e Yoga na reabilitação?

Traz benefícios ao corpo e mente
Ajuda no controle da dor
Recupera a amplitude dos movimentos

Quando bem utilizadas no processo de reabilitação, as técnicas de Pilates e Yoga, além de trabalhar todo o corpo, também atuam no consciente, estimulando uma mudança de estilo de vida e de como nos relacionamos com o ambiente. Combinado à Fisioterapia, o paciente recebe um acompanhamento individualizado para explorar movimentos específicos que tragam benefícios ao seu corpo e mente.

As sessões são feitas primeiramente atuando no controle da dor, seja ela física ou emocional. A partir deste ponto, movimentos precisos são realizados próximos à região lesionada ou instável.

A próxima etapa do tratamento busca a recuperação da amplitude de movimentos, afetada em decorrência da patologia ou lesão sofrida pelo paciente, sempre pensando no bem-estar associado à uma mudança de estilo de vida a partir daquela situação proporcionada pela reabilitação.

Casos onde o Yoga e Pilates Reabilitação podem ajudar

Dentre os diversos benefícios do Pilates e Yoga, está a melhora na postura corporal, já que as formas de movimentos realizados exigem que o paciente mantenha a postura correta para um melhor resultado. Consequentemente, tais movimentos exigem uma boa mobilidade de coluna e alongamento da musculatura global e tanto o Pilates quanto Yoga influenciam nesse ganho no tratamento para dor nas costas.

A reabilitação com o emprego destas técnicas melhora nas tensões, tanto corporais, quanto psicológicas, já que exige concentração e respiração correta, aliviando o estresse causado pelas diversas situações diárias. Outro influenciador para o alívio está no ambiente de sua prática, uma sala tranquila para proporcionar um maior relaxamento e concentração nos exercícios praticados.

Hérnia de disco

Problema causado pela inflamação ou desgaste dos discos intervertebrais, pequenas “bolsas” líquidas que atuam como um amortecedor entre as vértebras. Quando ocorre um desgaste nesta região, o paciente apresenta quadros de dor e limitação de movimentos, visto que as vértebras passam a apresentar atrito entre si, comprimindo os nervos da coluna.

Escoliose

O problema é caracterizado pela curvatura da coluna para os lados, em formato de letra “S”, causando mudanças estruturais e limitando os movimentos. A chamada escoliose funcional, se dá por espasmos musculares nas costas ou alterações funcionais como no comprimento das pernas, por exemplo.

Bursite

Desencadeada por uma inflamação nas bursas, estrutura responsável por absorver o impacto na articulação. A bursite atinge a região do ombro em decorrência de esforços excessivos e movimentos constantes. Com a estrutura inflamada, o paciente nem sequer consegue erguer os braços e necessita de um acompanhamento para a reabilitação dos movimentos e fortalecimento muscular sendo o Pilates um agente auxiliador para tal condição.

Cirurgias no joelho

O paciente que sofreu uma reconstrução ligamentar no joelho, por exemplo, apresenta um desequilíbrio muscular por conta da execução do procedimento e necessita de uma reabilitação para poder retomar a rotina diária.

Reabilitação com Pilates
Reabilitação com Pilates
Reabilitação com Pilates

Kurunta na reabilitação através do Yoga

A Kurunta é um acessório utilizado em algumas práticas de Yoga para auxiliar e suportar o corpo durante a execução dos ásanas (posturas físicas). Elaborada de forma simples, a Kurunta é formada por cordas ou faixas, que são fixas na parede com um par de alças para as mãos e cinta ou barrigueira forrada para suportar um peso maior (quadril, coluna e cabeça).

Yoga e KuruntaSeu uso foi desenvolvido a partir da observação de marionetes, brinquedos de madeira suportados e movimentados através de cordas. A ideia era que o praticante aprendesse a se movimentar e construir as posturas físicas com o auxílio dessas cordas suspensas.

Quais os benefícios da Kurunta?

Seu efeito é interessante e possui muitas vantagens: ajuda a criar espaço no corpo, principalmente em articulações com bastante sobrecarga de peso, alivia a pressão, auxilia no equilíbrio, promove tração, ajuda no relaxamento e principalmente facilita as posturas invertidas.

A execução das posturas na Kurunta ajuda no desenvolvimento de percepção e consciência das ações que o corpo deve fazer na construção das posturas, gerando um grande senso de direção dos vetores de força que agem sobre nosso corpo.

Quando um paciente apresenta limitações de movimento em alguma articulação ou contraindicação para algumas posturas, em muitos casos, podemos executar o exercício na Kurunta de forma saudável, fácil e segura, sendo indicada para todas as idades.

Como a Kurunta atua em conjunto com fisioterapia?

Ela é um acessório incrível e indispensável para promover ganho de mobilidade, consciência corporal, melhora na vascularização do corpo, tração da coluna vertebral e alongamento das cadeias musculares no processo de Fisioterapia.

Pilates Jardins

CM2 Clínica Multidisciplinar Jardins – São Paulo – SP

Rua Gumercindo Saraiva, 10 – Casa 3
Jardins – São Paulo – SP

 

(11) 96175-9135 Whats App Clínica Multidisciplinar / (11) 2389-8970