Reeducação Postural Global – RPG

Clínica Multidisciplinar

Reeducação Postural Global ou RPG em São Paulo – SP

A Reeducação Postural Global ou RPG é um método criado e desenvolvido pelo francês Philippe Emmanuel Souchard, aluno de Françoise Mézières, que foi a grande precursora da Posturologia no mundo. Hoje, influenciado por grandes estudiosos tanto no Brasil, como na França, evoluiu como método e alcança resultados ainda melhores, associado a técnicas de Terapia Manual.

A Reeducação Postural Global é muito utilizada para correção de alterações posturais que causam ou não dor/desconforto, portanto atua na cura e na prevenção. Essa técnica consta de um programa de exercícios posturais estáticos e ativos que visa à reeducação da musculatura postural e melhora da conscientização corporal.

É uma técnica realizada, exclusivamente por fisioterapeutas, que trata as desarmonias do corpo humano, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneiras diferentes às agressões sofridas.

A técnica da Reeducação Postural Global não visa apenas atender pacientes que estejam sentindo dor, mas também aqueles que buscam encontrar um melhor equilíbrio e viver em harmonia com o corpo.

Os princípios do RPG:

Individualidade
Cada ser humano é único e consequentemente diferente do outro e precisa ser estudado e analisado em sua particularidade. É necessário estudar o ser humano e não apenas seguir regras e protocolos de sua patologia.

Casualidade
A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma. Por exemplo, uma dor lombar sendo tratada apenas com remédios anti-inflamatórios que agem diretamente na dor. Isso irá resolver o problema momentaneamente, porém a causa da dor não será tratada. A reeducação postural global estuda cuidadosamente o paciente, seu histórico, sua postura, sua rotina e atitudes e consegue ir diretamente na causa da dor. Somente atacando diretamente a causa da dor será capaz de eliminar o problema de uma vez por todas.

Globalidade
O método de RPG Globalidade trata o corpo do paciente como um todo e não em partes isoladas. Isso permite ao fisioterapeuta tratar a totalidade do paciente.

Com isso os principais objetivos são prevenir e combater dores relacionadas com a má postura, dar uma conscientização postural, corrigindo as alterações e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Nossa Clínica Multidisciplinar está aguardando por você. Agende já sua consulta.
Reeducação Postural Global

Benefícios da Reeducação Postural Global

• Previne e combate dores relacionadas com má postura;
  • Corrige postura;
  • Melhora qualidade de vida;
  • Trata o corpo como um todo;
  • Melhora qualidade de vida.

Saiba mais sobre a Reeducação Postural Global ou RPG

Como funciona o RPG?

A reeducação postural global, RPG, começa a partir do sintoma para chegar à causa de uma doença do músculo esquelético ou alguma enfermidade, pois considera que todos nós temos nossos próprios caminhos para resistir e para reagir a lesões ou traumas.

Se um paciente se queixa de dor aguda no joelho, imediatamente após uma lesão, a causa da dor é evidente e um tratamento local será suficiente. Mas se em outro caso, um paciente pode ter uma limitação de movimentação de joelho, compensando uma torção no tornozelo no lado oposto. Neste caso, uma cadeia de compensação provavelmente começou nos músculos da panturrilha, o que causou uma série de compensações por todo seu corpo.

A função do fisioterapeuta praticante de RPG, é analisar o paciente e localizar a causa dessa dor. O método RPG possibilita o fisioterapeuta determinar a conexão entre a origem da dor e todos os pontos em que ela possa transmitir.

Como são as sessões de RPG?

Durante cada sessão, os fisioterapeutas propõem uma série de atividades que passam por postura suave e progressiva de acordo com cada paciente.

Nossos pacientes participam ativamente das sessões da Reeducação Postural Global, RPG. Durante uma sessão, trabalhamos todo o corpo. Realizamos o alongamento dos músculos tensos, ao mesmo tempo os músculos mais fracos, seguindo a cadeia até localizar a causa da dor.

O RPG é indicado para:

• Lombalgia (dor lombar);