Você sabe o que é Artrose?

Dores nas articulações são bastante comuns com o avanço da idade, mas esse incômodo pode estar associado a um desgaste nas articulações conhecido como artrose.

A artrose que também é conhecida como osteoartrite é uma doença que piora progressivamente e que ainda não tem cura, no entanto, o tratamento adequado pode aliviar as dores causadas pelo problema, bem como garantir a melhoria da função da articulação.

Quando um paciente tem artrose, a cartilagem que garante o deslizamento entre os ossos sem atrito fica comprometida. Exatamente por causa do atrito a dor passa a ser inevitável, mas mesmo que você tenha essa doença no seu histórico familiar é possível prevenir a artrose.

Como Prevenir a Artrose

A artrose é uma doença crônica e degenerativa, que não tem cura, sendo a melhor forma de evitar ser diagnosticado com artrose é adotando algumas medidas preventivas ao longo da vida, dentre as prevenções estão:

Pratique Exercícios Físicos Regularmente

A musculação é aliada da qualidade de vida e bem-estar, quando praticada corretamente ela restaura a função muscular evitando a sobrecarga nas articulações.

É interessante adotar a prática de atividades físicas por pelo menos 3 vezes na semana com duração de no mínimo 30 minutos, para que o corpo possa construir massa magra e proteger as articulações do desgaste natural.

Mantenha Seu Peso Saudável

O excesso de peso faz com que o corpo esteja sempre trabalhando com sobrecarga, justamente o que você deseja evitar para aliviar as suas articulações.

Por isso, manter o peso saudável durante toda a sua vida é uma técnica interessante para amenizar o desgaste natural das articulações.

Evite Esforços Repetitivos

Movimentos muito repetitivos e principalmente esforços que possam sobrecarregar determinadas articulações devem ser evitados.

Assim, você garante que estará amenizando o impacto sobre suas articulações e garantindo mais saúde para elas.

Nossa proposta multidisciplinar é perfeita para o tratamento da artrose.

Sintomas da Atrose

Dores

As dores nas articulações são o principal fator que levanta suspeita para o diagnóstico de artrose.

As dores são causadas pelo principal sintoma da artrose, o desgaste da articulação. Por isso, é interessante que ao perceber uma dor que não passa, o paciente procure logo ajuda médica para que o correto tratamento possa parar o avanço da doença.

No caso da artrose é comum que a dor piore ao final do dia.

Enrijecimento

Após períodos de inércia, sem movimentação, o enrijecimento das articulações, e consequentemente, dos ossos. Por exemplo, quando se está sentado e o joelho dói ou incomoda ao levantar, mas com o passar do tempo de pé o problema já não incomode tanto.

Estalos

Devido à doença afetar a cartilagem que é responsável pelo deslize sem atrito entre um osso e o outro, quando se tem artrose é comum perceber ruídos e estalos vindos da articulação que está sendo afetada pelo problema.

Inchaço e Calor

Outros sintomas que podem te fazer associar a sua dor a doença é a presença de inchaços na articulação que lhe provoca dor e também a percepção de que essa articulação está sempre mais quente que o restante do corpo.

A sensação de calor no local afetado pela artrose é muito comum, alguns pacientes costumam acreditar que se trata de uma inflamação no local, quando na verdade é artrose.

Fisioterapia no Tratamento da Artrose

A fisioterapia é uma técnica essencial para ser utilizada quando o assunto é tratamento da artrose. Apesar de se uma doença cuja cura ainda é desconhecida, pacientes que apresentam artrose podem ser muito beneficiados com sessões regulares de fisioterapia.

As técnicas corretas serão capazes de devolver ao paciente sua capacidade de movimentação, melhorando consideravelmente os aspectos como o enrijecimento da articulação ao devolver mobilidade para a região.

Isso ocorre porque a fisioterapia é capaz de oferecer um tratamento bastante avançado e concentrado nas dificuldades de cada paciente, sendo uma técnica personalizável na medida em que os progressos e reclamações são passados para o fisioterapeuta.

Além disso, a fisioterapia é um tratamento sem contraindicações seja pela idade do paciente ou outras doenças, a fisioterapia será capaz de oferecer melhores condições de saúde sem efeitos colaterais negativos.

Assim, realizar sessões de fisioterapia em conjunto com o tratamento medicamentoso orientado pelo médico poderá te auxiliar a voltar a ter qualidade de vida e se movimentar de forma mais natural mesmo com a artrose já instalada em alguma de suas articulações.