Lombalgia

Você Tem Lombalgia?

A região lombar é a parte mais baixa da coluna é uma região que costuma ser afetada por dores, principalmente quando se trabalha o dia inteiro sentado, geralmente pessoas que têm uma rotina sedentária costumam reclamar de lombalgia.

Isso ocorre porque geralmente a lombalgia é causada por má postura, seja quando se está sentado ou até mesmo deitado.

Sintomas e Fatores de Risco

Além da questão postural outros fatores que podem desencadear a lombalgia são:

• Inflamação;
  • Infecção;
  • Hérnia de disco;
  • Artrose;
  • Escorregamento da vértebra;
  • Fatores emocionais;

A lombalgia de caracteriza por dores na região que se estende da décima segunda costela até a região dos glúteos. Muitos pacientes também relatam dores até o meio da coxa.

É importante saber que existem dois tipos de lombalgia, a aguda e a crônica. A aguda é caracterizada por uma dor com duração entre 4 e 6 semanas, já as lombalgias crônicas acometem o paciente por mais de 12 semanas.

Estima-se que cerca de 65 a 90% doas adultos terão um episódio de lombalgia crônica geralmente entre os 35 e 55 anos de idade.

Apesar de ser um problema bastante frequente, a lombalgia é um problema que merece a atenção do paciente que geralmente procura ajuda médica justamente por ser uma dor incapacitante.

O tratamento precisa ser levado a sério principalmente com a melhora postural, uma vez que a lombalgia aguda pode se tornar um problema crônico e também avançar para uma hérnia de disco que irá restringir a qualidade de vida do paciente.

Sentindo fortes dores lombares? Entre em contato conosco.

Como Evitar a Lombalgia?

Corrigir a Postura

Como já foi dito anteriormente o principal fator que desencadeia as dores nas costas é a má postura.

Passar o dia inteiro sentado nos leva a encurvar coluna na direção dos equipamentos. Muito tempo com a postura incorreta acaba resultando em dores ao longo do expediente, porque o corpo não foi projetado para ficar naquela curva.

Por isso, alongar e se sentar de forma correta poderá até mesmo parecer difícil nos primeiros dias, mas é o principal cuidado que você deve adotar para a sua rotina ser livre de dores e problemas na sua coluna.

Praticar Exercícios Físicos

O sedentarismo é um dos motivos para o surgimento de doenças na região lombar. A prática regular de exercícios além de diminuir os riscos do aparecimento das dores, é capaz de fortalecer os músculos da região o que garante uma melhor postura.

Praticar exercícios de forma regular, 3 vezes na semana com duração de 30 minutos, irá ajudar a pessoa que sofre com lombalgia se sentar e se locomover melhor, garantindo a diminuição de dores na região.

Controlar seu Peso

O excesso de peso é prejudicial para todas as articulações porque causa sobrecarga, inclusive quando se trata da coluna lombar.

Se você percebeu que a balança deu uma disparada nos últimos meses, procure ajustar sua alimentação equilibrando-a para que seja o mais saudável possível sem que você tenha que necessariamente fazer uma dieta.

É possível comer de forma saudável e gostosa sem que você tenha que ficar preocupado em comer apenas coisas que não gosta.

O controle do peso é fundamental para a qualidade de vida e também para o envelhecimento saudável evitando que você tenha qualquer tipo de sobrecarga nas articulações.

É interessante também que você faça uma consulta com um endocrinologista para verificar se o excesso de peso é causado apenas pelos maus hábitos alimentares ou está associado a alguma doença.

Evitar o Hábito de Fumar

Fumar não é um hábito prejudicial apenas para o seu pulmão! O cigarro é um vício que faz com que a circulação do sangue pelo corpo seja prejudicada, diminuindo consideravelmente a oxigenação na região lombar com o passar dos anos.

Por esse motivo, o seu hábito de fumar pode sim estar associado às dores nas costas, sendo fundamental procurar ajuda médica para que você consiga se livrar desse vício que é tão maléfico para a sua saúde.

Dormir Bem

Dormir bem todas as noites é o segredo para que os músculos de todo o seu corpo se relaxem e você possa evitar o aparecimento de dores em todo o corpo.

Por isso, adote uma rotina saudável em que você tem horário certo para dormir e relaxe a noite toda.

Quando Procurar Ajuda Médica?

Se uma dor lombar começar a incomodar de forma recorrente sem motivos aparentes, ou seja, nos últimos dias não ocorreu nenhuma pancada na região ou treinamento físico que possa ter ocasionado o desconforto na lombar, significa que uma visita ao médico deve ser feita para uma investigação aprofundada.

Na consulta você deverá relatar quando o problema começou a te incomodar e se você já teve outros episódios de dor lombar antes para que o médico possa avaliar suas condições de saúde e solicitar os exames necessários para um diagnóstico da causa da dor.

Lombalgia