Osteoporose

Você sabe o que é Osteoporose?

Se você tem percebido que com o passar dos anos algumas dores tem se agravado e você já não consegue mais se locomover como antes, isso pode ser um sinal da osteoporose!

 

Dor crônica e deformidades em algumas regiões do corpo são alguns sintomas de que a sua saúde óssea já não está recebendo a atenção e os cuidados que deveria, e isso representa um grave problema de saúde que deve ser cuidado com mais carinho por você.

 

O Que Causa a Osteoporose?

A osteoporose é uma doença metabólica que acomete principalmente as mulheres devido a terem ossos mais finos e leves e também questões relacionadas a menopausa, quando a densidade óssea naturalmente é diminuída.

 

No entanto, a maioria das mulheres acreditam que o cuidado com esse problema deve ser iniciado somente após a menopausa, o que é um grande erro!

 

Mulheres jovens também podem apresentar osteoporose a depender de sua qualidade alimentar e estilo de vida.

 

Durante todos os anos da nossa vida o tecido ósseo é destruído e reconstruído pelo corpo, de forma natural e saudável. No entanto, se você tem alguma deficiência de cálcio na sua alimentação, certamente você se coloca em risco para o desenvolvimento de osteoporose.

 

O osso é o principal reservatório de cálcio que o corpo tem, porque esse mineral é usado durante a juventude para a formação completa do esqueleto, no entanto, mesmo com o passar dos anos o corpo precisa de doses de cálcio para o seu bom funcionamento.

 

E é justamente essa necessidade que motiva o corpo a retirar cálcio do tecido ósseo, garantindo que não falte mineral para o correto funcionamento dos órgãos. O problema é que se você não come alimentos ricos em cálcio naturalmente seu corpo irá degradar mais e mais o tecido ósseo sem que a reposição seja feita.

Osteoporose
Osteoporose
Osteoporose
Está com osteoporose? Agende seu horário conosco.

Como Evitar a Osteoporose

Quem se descobre intolerante a lactose certamente passa por um momento da vida em que se pergunta “E agora? Quais serão minhas fontes de cálcio?”. Na nossa sociedade nós temos a crença de que a principal fonte de cálcio é e sempre será o leite e seus derivados.

 

No entanto, quem tem intolerância a lactose pode e deve investir em outros alimentos que são fontes de cálcio e poderão contribuir para que a alimentação nutra o corpo e garanta que a osteoporose não será um problema.

 

Entre os alimentos que podem te ajudar a prevenir o problema estão:

 

  • Tofu;
  • Grão de bico;
  • Sardinha;
  • Brócolis;
  • Linhaça;
  • Espinafre;

 

Como você pode perceber, existem diferentes fontes de cálcio que podem ser usadas estrategicamente na alimentação de quem não pode consumir leite ou de quem simplesmente não gosta de leite e seus derivados.

 

Além da alimentação precisar ser balanceada, é interessante investir em atividade física! Se ao longo da vida você associar a alimentação equilibrada à prática regular de atividade física, você irá aumentar o aporte do seu osso bem como melhorar a fixação do cálcio nesse osso.

 

O que garante que mesmo quando você passar pela menopausa, a perda óssea será muito menor do que quem foi sedentário a vida toda, podendo evitar que você apresente osteoporose.

 

Além disso, os exercícios são excelentes para que você desenvolva equilíbrio, o que é essencial para que o envelhecimento seja mais saudável, evitando que você leve tombos que possam te causar fraturas.

 

Outra questão interessante é que o sol é seu aliado se o seu objetivo for evitar a osteoporose! É preciso que você tome banho de sol ao amanhecer ou ao entardecer, nos horários em que o sol não oferece o risco de câncer.

 

Assim, você garante que os seus níveis de vitamina D estejam sempre adequados, melhorando a sua saúde óssea e evitando a osteoporose.

Como será sua Consulta com o Médico

É essencial que o período da menopausa seja acompanhado por um ginecologista para que você possa ter as questões hormonais ligadas a menopausa avaliadas e acompanhadas, e caso seja necessário ocorra uma reposição hormonal.

 

O médico também poderá pedir um exame de densitometria óssea para avaliar seu quadro e acompanhar a sua saúde óssea, muitas mulheres acabam apresentando osteopenia, que é um sinal de alerta para que você realize suas mudanças alimentares e físicas afim de evitar que a osteoporose apareça e se torne um problema de saúde.

 

Seu médico também poderá solicitar o exame para taxar a sua vitamina D e caso você não esteja com essa vitamina em dia, além do banho de sol diário será importante realizar o consumo de medicamentos para regularizar as taxas.

 

Agora que você já sabe o que é e como lidar com a osteoporose, mantenha hábitos saudáveis e procure sempre a ajuda e aconselhamento médico para que você possa manter sua saúde em dia e garantir que esse não será um problema com o qual você tenha que lidar no futuro.

Osteoporose
Osteoporose
Osteoporose