Ginástica Laboral

Ginástica Laboral

A ginástica laboral tem seus primeiros registros de prática em 1925, na Polônia, onde operários se exercitavam com uma pausa a cada ocupação. Em anos seguintes, a prática foi introduzida em países como Holanda e Rússia. Em 1960 a ginástica laboral começou a ser praticada em países como Suécia, Alemanha, Bélgica e Japão. Nos Estados Unidos a prática começou em 1968. Nessa época a NASA envolveu voluntários em uma pesquisa com resultados significativos.

 

No Brasil, em 1973 algumas empresas começaram a investir em qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho, dando início a Ginástica Laboral no país.

 

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizado no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

 

A Ginástica Laboral se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os tipos de alongamento são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador. Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário.

 

Existem dois tipos de ginástica laboral. Preparatória e Compensatória:

 

A ginástica laboral preparatória é realizada nas primeiras horas do início da jornada de trabalho. Ela é composta de alongamentos e aquecimentos específicos. O principal objetivo é aumentar a circulação sanguínea e melhorar as articulações. Geralmente dura de cinco a dez minutos.

 

A ginástica laboral compensatória é realizada durante a jornada de trabalho. O colaborador pausa sua atividade do trabalho e executa exercícios característicos de compensação, como descontração e relaxamento muscular, visando prevenir os problemas profissionais crônicos. Pode ser praticada junto a mesa do escritório por exemplo ou até em uma área de refeitório, caso a empresa possua.

Tem uma empresa? Entre em contato com nossa equipe.
Ginástica Laboral
Ginástica Laboral
Ginástica Laboral

Benefícios da Ginástica Laboral para o Funcionário:

 

  • Alivia o estresse;
  • Melhora a postura do corpo;
  • Melhora a saúde;
  • Diminui o sedentarismo;
  • Diminui as tensões adquiridas no trabalho;
  • Previne lesões;
  • Previne doenças causadas por trauma cumulativo;
  • Aumenta o desempenho do funcionário;

Saiba mais sobre Ginástica Laboral

A ginástica laboral pode ser responsável pela redução de acidentes e lesões de trabalho, redução de despesas por afastamento médico e consequentemente aumentando a produtividade, bem-estar e qualidade do colaborador/funcionário na empresa.

 

Entre os principais problemas enfrentados por trabalhadores hoje estão:

 

L.E.R. (Lesões por Esforço Repetitivos)

É identificada por um conjunto de doenças que atingem músculos, tendões e articulações dos membros superiores e membros inferiores. Têm relação direta com as tarefas, ambientes e organização do trabalho.

 

D.O.R.T. (Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho)

Conceito da doença para distúrbios inflamatórios e ou oriundos da compressão de nervos, provocados por atividades que exigem do trabalhador ou colaborador uma sobrecarga física ou atividades que demandam uma sobrecarga psíquica.

 

A CM.2 Clínica Multidisciplinar elabora um programa específico para cada empresa, levando em conta fatores como:

 

Perfil da Empresa
Estuda-se o perfil da empresa, conhecendo sua cultura e rotina diária;

 

Horários
Cria-se horários diários para realização das atividades de acordo com a rotina;

 

Áreas de Risco
Analisa-se quais as áreas de risco da empresa, onde há mais problemas com esforços repetitivos e possíveis lesões de trabalho.

 

Afastamentos
Realiza-se um estudo qual a área que mais sofre com afastamentos de funcionários e colaboradores e qual área tem mais queixa de problemas de bem-estar.

 

Possuímos profissionais especializados em Ginástica Laboral. Entre em contato conosco e solicite uma avaliação de sua empresa ou organização. Teremos o maior prazer em lhe atender, levando bem-estar e mais qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Benefícios da Ginástica Laboral para a empresa:

 

  • Diminui os índices de acidentes de trabalho e absenteísmo;
  • Estimula o trabalho em equipe;
  • Melhora a produtividade;
  • Previne a fadiga muscular e lesões ocupacionais.