fbpx

Dor de cabeça

Dores de cabeça, como tratar?

As dores de cabeça são muito comuns, talvez uma das queixas mais popular dos seres humanos. Difícil de imaginar que alguém não saiba o que é uma dor de cabeça não é! Mas o importante deste tema é entendermos que uma dor de cabeça quando esporádica provavelmente é consequência de tensões geradas por rigidez muscular por má postura repetitiva, excesso de bebida alcoólica, estresse excessivo, alimentação muito gordurosa, dentre outras. Alguns atletas inclusive relatam dores de cabeça após grandes esforços físicos, pela rigidez muscular gerada ou ainda por desidratação.

 

Essas são algumas causas comuns de gerar dores de cabeça pontuais e normalmente não duram muito tempo. O problema está quando as dores começam ser rotineiras, o organismo está mostrando que existe algo para ser olhado. Muitas pessoas sofrem com as dores de cabeça e os exames investigativos médicos não acusam nenhum tipo de anomalia que justifique. Vamos entender o que pode estar acontecendo por uma abordagem da medicina chinesa, psicossomática e pela análise postural.

 

Na visão das cadeias musculares preconizada por diversos autores como Leopold Busquet, Françoise Mézières e em diversos artigos científicos atuais já é demonstrada a relação entre partes diferentes do nosso corpo por meio do Sistema Miofascial. Este sistema complexo estende-se por todo o Sistema musculoesquelético e permeia os órgão conectando e transmitindo forças de tração entre todas as partes do corpo. Por isso, tensões nas costas e em músculos dos braços acumuladas depois de horas de trabalho e treinamento esportivo podem influenciar de forma importante no aparecimento de dores de cabeça.

 

Na medicina chinesa, todo funcionamento do organismo é baseado em fluxo energético gerado pelos órgãos e vísceras e a harmonia energética desencadeia um bom funcionamento fisiológico do organismo. As principais causas de qualquer desequilíbrio energético são originadas pelas emoções consideradas danosas ao ser tais como, raiva, frustação, estresse, rancor, insegurança, medo, tristeza, mágoa, preocupação excessiva, ansiedade excessiva, dentre outras, depois a alimentação principalmente alimentos gordurosos e frituras e como terceira causa ações externas como mudanças bruscas de clima ou passar horas na água.

 

Esses fatores irão causar desequilíbrios energéticos, na medicina chinesa é comum o Fígado estar envolvido nas dores de cabeça devido ao trajeto do meridiano da vesícula biliar, que funciona junto com o fígado, e passa na região lateral da cabeça e pescoço. Outro órgão também envolvido, em menor proporção, mas atuante, é o baço pâncreas e seu acoplado, o estomago. O que esses órgãos têm a ver com a cabeça!

 

São órgãos que são afetados pelas emoções de estresse, raiva, frustração e preocupação excessiva e pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos e frituras, esses órgãos nutrem os tendões e músculos e quando estão com acúmulo de energia geram tensão principalmente no trajeto dos seus meridianos, que no caso passam pela região lateral e frontal da cabeça.

 

Pode parecer estranho isso tudo, talvez por não ser uma linguagem comum nos padrões ocidental, mas vale ficar atento e perceber se você não tem sustentado alguma dessas emoções mediante a alguns acontecimentos na sua vida e se a quando come alimento gorduroso ou fritura não aumenta ou aparece a dor de cabeça.

 

O que faço para saber se isso está contribuindo para as dores de cabeça? Neste caso, seria interessante procurar profissionais acostumados a trabalharem em equipe multidisciplinar como nossos fisioterapeutas e acupunturistas e passar por avaliação.

Dores de cabeça, como tratar?  Entre em contato conosco.
Dor de cabeça
Dor de cabeça
Dor de cabeça