Dor no calcanhar

O seu calcanhar precisa de atenção

Enquanto caminhamos, por mais que não possamos perceber diversas estruturas do nosso corpo trabalham em conjunto para que o equilíbrio possa ser mantido. Dentre as regiões mais ativas durante nossa movimentação está o calcanhar, que suporta grande parte do peso do corpo para nos manter de pé.

Contudo, apesar de ser uma estrutura resistente devido a sua função, o calcanhar também está suscetível a problemas que podem impedir a funcionalidade natural do corpo e consequentemente, causar dores na região.

Uma das principais estruturas que compõe o calcanhar é o Tendão de Aquiles, que liga os músculos da panturrilha ao osso calcâneo. Durante uma atividade física, onde os pés estão sofrendo um impacto constante na superfície, os tendões são muito exigidos e uma repetição de movimentos de forma incessante pode gerar a inflamação do tendão, desencadeando a tão famosa tendinite. O é problema comum em corredores de rua, por exemplo, ou em pessoas que passam muito tempo de pé, exigindo uma atividade constante do Tendão de Aquiles.

Dores no calcanhar são frequentes também em casos onde o calçado não é adequado ao pé, causando uma pressão na região o que faz com que o tecido muscular desgaste e se transforme em uma lesão. Outro fator relacionado aos calçados se dá pelo uso de salto alto, visto que esse tipo sapato exige que o calcanhar e o Tendão de Aquiles fiquem frequentemente tensionados e o uso em excesso ou utilizar o salto quando os ossos ainda não estão completamente desenvolvidos. Na adolescência, por exemplo, podem resultar em uma má formação ou alteração óssea, como os esporões, que são caracterizados pelo surgimento de uma anomalia no osso por conta do cálcio abaixo dos ossos, muitas vezes causado por um atrito entre as estruturas do calcanhar.

O calcanhar também pode sofrer de problemas degenerativos ao longo dos anos. A fascite plantar, que acomete pessoas entre 50 e 60 anos ocorre pela inflamação da fáscia do calcanhar. A fáscia é um tecido fibroso que envolve todos os músculos do corpo, permitindo a movimentação natural e a proteção muscular. Em casos onde as pessoas são vítimas da fascite plantar, a fáscia se inflama e a dor se espalha até a base dos pés, acarretando em um quadro doloroso ao paciente.

Dores no calcanhar? Entre em contato conosco.

Tratamento para dores no calcanhar

Na maioria dos casos, lesões no calcanhar impossibilitam a mobilidade do paciente justamente por ser uma estrutura essencial para auxiliar na caminhada ou corrida. Além do repouso e uso de medicamentos anti-inflamatórios, a reabilitação fisioterápica se faz necessária para uma recuperação íntegra, como exercícios específicos para o fortalecimento da articulação e dos tendões em casos onde ocorre uma ruptura ou até mesmo a tendinite calcânea.

Juntamente com a reabilitação, a utilização de palmilhas ortopédicas para amortecer a pisada e diminuir o impacto também é uma forma de recuperar as lesões, especialmente quando se espalham para a planta dos pés, como é o caso da fascite.

Evitando dores no calcanhar

Visando evitar dores na região do calcanhar, hábitos simples podem ser adotados antes de o corpo sinalizar que há algo errado. Primeiramente, um alongamento antes de praticar qualquer tipo de esporte diminui a predisposição às lesões. Ademais, escolher um calçado confortável, que não comprima a região calcânea também evita com que dores apareçam no dia a dia.

Durante a prática de exercícios, evitar o excesso e esforço muscular da região calcânea também evita com que quadros de lesões se desenvolvam, não só no calcanhar, mas em todas as outras áreas.

Dor no calcanhar