fbpx

Método Rolf de Integração Estrutural

Método Rolf de Integração Estrutural

O Método Rolf de Integração Estrutural foi criado pela americana e doutora em Bioquímica, Dra. Ida P. Rolf e tem por objetivo uma reorganização da estrutura corporal, através da manipulação do tecido conjuntivo ou conectivo, denominado fáscia, que recobre e envolve todos os músculos e órgãos do corpo.

 

Esta estruturação decorre de 10 sessões protocolares. Em cada sessão trabalha-se uma “parte” do corpo, ou da cintura para cima, ou da cintura para baixo, mas sempre pensando em integrar as “partes” constituintes do “todo”, harmonizando-o com o meio em que vivemos.

 

Através de uma manipulação lenta e profunda, a cada sessão trabalhamos o corpo pensando em camadas, da mais superficial à profunda. Assim, a fáscia vai se tornando mais flexível e se alongando, permitindo uma maior flexibilidade muscular, fazendo com que os músculos se movam com maior eficiência, liberando as articulações e trazendo, portanto, maior liberdade ao corpo, e um bem-estar natural.

 

A fáscia é o maior órgão sensorial em extensão. Seus elementos constituintes são células, fibras e substância fundamental e contém, em sua composição, principalmente colágeno, formando uma extensa rede no corpo humano que dá forma e o sustenta através da propriedade de tensegridade. Quando não há harmonia na interação entre músculos e ossos através da fáscia, há um desequilíbrio, que vem em forma de lesão a curto, médio ou longo prazo, causando dores e alterações posturais, demandando mais gasto energético para este corpo existir em seu dia-a-dia.

 

A Dra. Ida Rolf dizia que “A gravidade é o terapeuta”. Nós, aplicadores do método, somos os instrumentos para alinhar e equilibrar a estrutura humana em relação ao seu eixo vertical, que se alinha com o eixo da gravidade. Desta harmonização do corpo com o meio em que vive, há um menor gasto energético do indivíduo, um maior bem-estar consigo mesmo e, consequentemente, uma maior disposição e alegria de viver.

 

“Estamos em busca de uma maneira que evoque o potencial humano. Estamos em busca de uma maneira de conseguir maior vitalidade física e mental. Conforme vai ficando mais ereto, o Homem* desloca-se no sentido de seu potencial evolutivo.”

 

Ida P. Rolf

*Obs: no sentido de humanidade, ser humano.

Saiba mais com um de nossos especialistas. Entre em contato conosco.