Fibromialgia

Fibromialgia é uma doença crônica, que acomete em especial, mulheres, por volta da meia idade, entre 30 e 55 anos. A patologia gera dores por todo o corpo, até mesmo impossibilitando de que o paciente tenha uma vida comum durante as crises de dores.

Afetando os tendões e as articulações, visto que a doença está ligada ao sistema nervoso central, o que impacta diretamente na funcionalidade do corpo. Todavia, apesar de ter o poder de incapacitar o indivíduo durante as crises de dores corporais, a fibromialgia não causa efeitos colaterais, como deformidade ou paralisia nas articulações.

Sintomas causados pela fibromialgia

Apesar de a fibromialgia ser caracterizada principalmente pela dor nas articulações, o incômodo causado pode acarretar em outros sintomas resultantes da dor intensa, como:

• Cefaleia (dor de cabeça de forma intensa);
  • Fadiga, causada pela dor nos nervos e articulações;
  • Dor estendida por todo o corpo;
  • Sensibilidade ao urinar;
  • Variações emocionais causadas pela dor intensa ao paciente.
Comece a tratar a Fibromialgia. Entre em contato conosco.

Diagnosticando a fibromialgia

Se as dores corporais se fizerem presentes por mais de três meses, uma consulta com uma equipe multidisciplinar da CM2, detalhando as dores e os pontos onde os incômodos são recorrentes vão auxiliar os médicos a diagnosticarem a doença, além de exames radiológicos também serão feitos para uma melhor precisão no diagnóstico.

Causas da fibromialgia

Embora a fibromialgia possa vir a afetar pessoas com histórico familiar da doença, a patologia também pode vir a ser desencadeada por traumas corporais, como um simples tombo ou por problemas relacionados ao emocional, sendo uma das doenças que entram no campo das doenças psicossomáticas.

Doenças psicossomáticas são aquelas originadas pelo estado mental da pessoa, resultante de momentos de estresse e sendo traduzida no corpo. Além da fibromialgia, gastrite, diabetes ou até mesmo a depressão são doenças que podem ser originadas por tensão e alterações hormonais.

Tratamentos contra a doença

Por ser uma doença crônica, a fibromialgia não tem cura e apenas o tratamento para amenizar os sintomas da doença e melhorar a qualidade de vida da pessoa são possíveis de adotar. Dentre os principais tratamentos estão:

• Utilização de analgésicos, anti-inflamatórios e antidepressivos para conter os sintomas da doença, e relaxar a musculatura;
  • Massagens, Acupuntura e Fisioterapia, visando também o relaxamento muscular e, como consequência, a cessação das dores;
  • Praticar exercícios que mantenham o corpo, nervos e tendões ativos;
  • Acompanhamento psicológico, para que o emocional esteja em equilíbrio e o principal causador da doença esteja em harmonia com o corpo.

Evitando a doença

Para evitar a fibromialgia, vale ressaltar que levar uma vida saudável, com hábitos não prejudiciais à saúde e praticar exercícios físicos, é a principal receita para se evitar que a doença se desenvolva.

Ter um acompanhamento psicológico ou realizar atividades que tragam satisfação para o corpo e a mente também evitam a fibromialgia, colocando a harmonia entre o interior e exterior.

Fibromialgia