fbpx

Dor no pescoço

Dor no pescoço/Torcicolo

A dor no pescoço ou torcicolo é um incômodo muito recorrente dentre as pessoas, visto que diversos fatores, por menor deles que seja já podem causa dores no pescoço ou o tradicional torcicolo.

 

Causas das dores no pescoço

 

Mesmo que a dor no pescoço possa parecer um sintoma incômodo de baixa gravidade quando pensamos em causas diárias, como uma noite mal dormida que causa a inflamação dos músculos no local, existem casos onde a dor no pescoço pode ser mais grave do que aparenta, se relacionando com um problema da coluna cervical ou até mesmo uma dor crônica.

 

Dentre as principais causas e doenças da dor no pescoço, estão:

 

Artrose

 

A doença que atinge, em sua maioria, pacientes de terceira idade, se dá pelo degaste da cartilagem que minimiza o impacto de uma vértebra com outra. Sem a cartilagem, os ossos passam a se friccionar, gerando fortes dores.

 

Tal patologia, quando se desenvolve na região da coluna, é chamada de espondiloartrose e apesar de gerar dores no pescoço, região da coluna cervical, também pode se espalhar para as regiões lombares e dorsais, limitando os movimentos do paciente.

 

Artrite reumatoide

 

Conhecida também como poliartrite crônica evolutiva, a doença atinge as juntas articulares do paciente, fazendo com que o sistema imunológico passe a destruir os tecidos internos do corpo, causando inflamação.

 

As regiões mais comuns onde a artrite reumatoide afeta são as mãos e pés, no entanto, o pescoço também pode estar correlacionado com as partes do corpo onde a inflamação e o desgaste ósseo pode ocorrer.

 

Hérnia de disco cervical

A coluna é composta por 33 vértebras e entre essas vértebras existem discos intervertebrais, que tem como principal função diminuir o atrito entre cada vértebra, que realizam uma tração quando o corpo se movimenta ou aplica força para erguer um objeto pesado.

 

Essa alteração na coluna vertebral, apesar de ser mais frequente na região lombar, também pode afetar a parte cervical, causando a hérnia de disco cervical, quando os discos intervertebrais saem de sua posição ou se desgastam com o passar dos anos, causando uma dor extrema no indivíduo e até mesmo impossibilitando que os movimentos do pescoço sejam realizados.

Sofrendo com as dores no pescoço? Entre em contato conosco.

Tratamento contra dores no pescoço

A intervenção terapêutica, muitas vezes pode auxiliar na melhora do quadro. Realizar sessões de Quiropraxia para aliviar e reorganizar a coluna vertebral são de grande valia para quem sofre com dores no pescoço, sejam elas relacionadas com patologias, traumas causados por quedas ou acidentes de carro. Para situações mais graves, onde os movimentos são limitados como em pessoas que são afetadas pela artrite, por exemplo, é necessário o acompanhamento de um fisioterapeuta que auxiliará na recuperação. Todavia, tais tratamentos devem ser adotados como complemento, visto que a prescrição medicamentosa não pode ser descartada para que os efeitos, tanto dos procedimentos terapêuticos e fisioterápicos, tenham um efeito mais expressivo.

 

Torcicolo

 

Consequente de uma noite mal dormida pela posição do pescoço no travesseiro, pela má postura ou movimentos repentinos, o torcicolo é uma retração dos músculos do pescoço que gera dores em demasia ao paciente e, diferente das dores no pescoço, o torcicolo causa um sintoma mais agudo, incapacitando, por exemplo, do paciente virar o pescoço fazendo com que até uma imobilização com um protetor cervical seja feito.

 

O tipo de torcicolo mais reincidente, é o agudo. Esse tipo de torcicolo aparece por conta das noites mal dormidas, movimentos bruscos ou até por horas em pé em uma mesma posição com o pescoço. Apesar de ser bastante incômoda, a dor pode desaparecer em questão de dias e com o auxílio de pomadas e anti-inflamatórios.

 

Tratamento contra o torcicolo

 

Apesar de que seja uma dor que possa desaparecer em questão de dias, conviver frequentemente com o torcicolo por um estilo de vida que prejudique o pescoço pode tornar essa dor recorrente em nossas vidas.

 

O tratamento contra essa dor pode ser feito com pomadas, remédios anti-inflamatórios ou até mesmo a intervenção terapêutica, com alongamentos feitos pela Quiropraxia e Pilates, por exemplo. As duas técnicas, além minimizarem a dor, servem também como uma forma de prevenção, visto que trabalha e harmoniza a postural corporal, além da funcionalidade diária.

Dor no pescoço
Dor no pescoço
Dor no pescoço