Dores crônicas nas articulações

Conheça os tipos mais comuns de dores crônicas nas articulações e seus tratamentos

Com o passar do tempo o corpo humano vai envelhecendo e, consequentemente, sofrendo desgastes ósseos que impactam diretamente na funcionalidade do corpo. Problemas relacionados às articulações acabam se tornando crônicos, visto que na maioria dos casos as doenças que acarretam em dores crônicas, são patologias degenerativas, ou seja, doenças que se desenvolvem com o passar do tempo, acometendo outras articulações do paciente. No entanto, o acompanhamento fisioterápico auxilia a minimizar os problemas causados pelas dores crônicas articulares.

Dores crônicas

A dor crônica é uma evolução da dor aguda, visto que o incômodo convive com o paciente ao invés de apresentar curtos períodos que afetam o paciente. Sentir dor é algo comum nas pessoas, visto que um trauma sofrido em qualquer região no corpo pode desencadear em tal sensação, visto que quando o tecido é agredido, substâncias químicas liberadas pelo próprio organismo são percebidas pelas terminações nervosas do corpo, que enviam impulsos elétricos ao sistema nervoso central que interpreta a mensagem e traduz no quadro doloroso.

Acabe com as dores crônicas nas articulações! Entre em contato conosco.

Tipos mais comuns de dores crônicas

Artrite reumatoide

Entrando no quadro de doenças reumáticas, a artrite é mais comum durante a terceira idade, no entanto, pode se desenvolver em crianças e adultos, por exemplo. A doença afeta as membranas sinoviais, uma fina camada que tem a função de revestir tendões e cápsulas articulares, por exemplo, acometendo articulações de constante movimento do corpo como as mãos, joelhos e cotovelos.

Os sintomas principais causados pela doença estão relacionados com dores nas articulações, rigidez e inflamação nas articulações além de causar limitação dos movimentos nos quadros mais avançados.

Doença que pode ser facilmente confundida com a artrite, a artrose ou osteoartrite é uma patologia que atinge somente o público idoso, diferente da artrite que pode acometer todos os públicos. A osteoartrite é causada pelo desgaste cartilaginoso, fazendo com que os ossos tenham um impacto entre eles durante o movimento, resultando em dores fortes ao paciente que progride com o passar dos anos.

A artrose afeta diversas regiões do corpo, visto que todas as articulações são revestidas com uma cartilagem. No entanto, as áreas mais comuns são as juntas dos dedos das mãos, joelhos e coluna causando deformidades ósseas em casos mais avançados da doença, além da dor nas articulações.

Fibromialgia

A fibromialgia, embora seja uma doença idiopática, é uma patologia crônica que acarreta em diversas dores intensas por todo o corpo. Mesmo sendo uma doença sem uma causa aparente, a fibromialgia pode se desenvolver por alterações emocionais, entrando na classe de doenças psicossomáticas, das quais são originadas quando o indivíduo passa por problemas de alto nível de estresse, fazendo com que o corpo traduza os problemas emocionais e doenças que afetam o corpo. Além das dores por todo corpo, a fibromialgia também pode acarretar em sintomas como cansaço excessivo, cefaleia e dificuldades para dormir.

Tendinite

A tendinite é uma dor crônica que pode acometer todo o tipo de pessoa, visto que o problema é causado pela inflamação dos tendões, seja pelo uso excessivo da articulação durante o trabalho, lazer ou atividade física. Movimentos repetitivos com as mãos, ombros e tornozelos, por exemplo, áreas que estão em constante movimento durante o dia a dia.

Fisioterapia no tratamento de dores crônicas

As dores crônicas em sua maioria comprometem a funcionalidade corporal do paciente, limitando seus movimentos que são enfraquecidos pelas patologias ou inflamados pelo uso demasiado da articulação, por exemplo. No entanto, visando o fortalecimento muscular a fisioterapia auxilia no tratamento de tais doenças e até mesmo previnem contra o aparecimento das mesmas. No entanto, o acompanhamento médico e o uso medicamentoso se fazem necessários em complemento com a fisioterapia, que proporcionará uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Dores crônicas nas articulações