fbpx

Dor no ombro

Tratamentos para dor no ombro

O ombro é uma das regiões que mais movimentamos para realizar atividades diárias. Embora não percebamos, os ombros permitem a movimentação dos braços, que são um dos membros principais do corpo humano que possibilitam o tato.

 

A articulação do ombro pode ser composta por três ossos que se ligam ao braço e ao externo, sendo eles: clavícula, escápula e úmero, sendo este último o responsável pela composição do braço. Além de possuir três ossos que permitem a movimentação, o ombro também é composto por diversos músculos e tendões, que podem sofrer problemas como a inflamação, resultando em dor e na incapacidade de movimento.

 

Em sua maioria, por conter diversos músculos e tendões, as dores no ombro são ocasionadas por movimentos constantes da mesma articulação ou pelo excesso de peso erguido no qual exige movimentos de extensão muscular, causando desgastes na região.

Sentindo dores no ombro? Entre em contato conosco.

Problemas comuns

Um dos principais problemas que afetam a região e causam dores no ombro é a bursite. A bursite é um processo inflamatório das bursas, bolsas líquidas que funcionam como uma espécie de almofada nas articulações e permite que o ombro se movimente sem um atrito ósseo. Com a inflamação da membrana, quadros dolorosos se desenvolvem e impossibilitam que o paciente erga o braço ou levante peso por conta de tal inflamação causada pelo excesso de movimentos e exigindo uma maior produção de líquido por parte das bursas, causando o processo inflamatório.

 

Sofrer traumas durante a prática esportiva também é um fator que pode desencadear em dores no ombro, visto que um trauma muito forte na região como um tombo em cima da estrutura pode sair de sua posição habitual, causando a tradicional luxação, fazendo com que os ossos saiam do lugar e voltem rapidamente. Em alguns casos, onde existe uma alteração na estrutura do ombro, o paciente pode vir a sentir formigamentos e a sensação de instabilidade na região, ao invés da dor.

 

Doenças degenerativas também podem atingir e causar dor no ombro, visto que com a idade, o corpo humano, assim como suas cartilagens e estruturas vão se enfraquecendo, podendo causar problemas como a artrite, doença degenerativa que atinge diversas articulações, dentre elas, o ombro. Além das dores, a artrite pode causar deformação de articulações e dificuldade de movimentos.

 

A capsulite ou ombro congelado é um problema caracterizado pela inflamação da cápsula articular, camada que reveste toda a articulação do ombro, causando dores e impossibilidade do movimento por conta da inflamação, no entanto, o quadro do ombro congelado pode estar associado a outras doenças como artrite ou tendinite calcárea, por exemplo.

Acompanhamento da CM2

Além do acompanhamento de um ortopedista e especialista em ombro, o acompanhamento fisioterápico para a recuperação dos movimentos e fortalecimento muscular. Todavia, na CM2 Clínica Multidisciplinar realizamos uma avaliação individual e adotamos um tratamento que possa encurtar a recuperação com o mesmo efeito do tratamento conservador. A partir da avaliação, direcionaremos a técnica ideal seja Fisioterapia, Acupuntura ou Quiropraxia, tudo para uma melhor recuperação para melhorar os quadros acarretados por dores no ombro.

Dor no ombro
Dor no ombro
Dor no ombro