Nutrição Esportiva

Nutrição Esportiva em São Paulo – SP

Nutrição esportiva é o estudo e prática de nutrição e dieta com relação a melhorar o desempenho atlético de qualquer pessoa. A nutrição é fundamental no treinamento esportivo, sendo popular em esportes de força (como levantamento de peso e musculação) e esportes de resistência (por exemplo, ciclismo, corrida, natação, remo). A Nutrição Esportiva concentra seus estudos sobre o tipo, bem como a quantidade de líquidos e alimentos tomados por um atleta. Além disso, lida com o consumo de nutrientes como vitaminas, minerais, suplementos e substâncias orgânicas que incluem carboidratos, proteínas e gorduras.

Nutrição Esportiva – Alimentação e Treino

Comer pouco é prejudicial ao rendimento, por outro lado a comida em excesso não trará um desempenho melhor a ninguém, por isso é importante que se coma o necessário. Esse conceito vale tanto para o dia inteiro do atleta quando para cada refeição. Os atletas devem fazer diversas refeições, e todas elas leves (ao invés de fazer poucas refeições, só que pesadas), pois refeições pesadas atrapalharão o treino. A ingestão de alimentos do atleta deve se adequar ao treino que ele irá realizar, pois dependendo de que fase do treino ele estiver, pode consumir mais ou menos nutrientes. Lembre-se sempre que as competições são sempre mais intensas, por isso o consumo energético é maior, então entre em contato com um nutricionista e siga o plano feito para você, para garantir que estará sempre bem nutrido para competir em alto desempenho.

 

Aqui na CM2, temos uma nutricionista esportiva pronta para acompanhar você na sua vida de atleta. Além disso, possuímos o tratamento multidisciplinar; uma metodologia inovadora e única no mercado que busca, através do trabalho em conjunto de diversas formas de medicina, proporcionar saúde, e no caso dos atletas, desempenho.

Nutrição Esportiva
Nutrição Esportiva
Nutrição Esportiva

Entendendo a Nutrição

Quando falamos da dieta de alguém, falamos de alimentos e suplementos ingeridos por ela, isso é determinado pela disponibilidade e dos alimentos e pelos hábitos dessas pessoas. Para os seres humanos, uma dieta saudável inclui a preparação de alimentos e métodos de conservação que preservem os nutrientes da oxidação, calor ou lixiviação, e que reduzam o risco de doenças transmitidas por alimentos.

 

Uma dieta não saudável pode causar doenças, como cegueira, anemia, escorbuto, parto prematuro, natimortos e cretinismo, ou condições de risco de excesso de nutrientes, como obesidade e síndrome metabólica; e doenças sistêmicas crônicas comuns, como doença cardiovascular, diabetes e osteoporose. A desnutrição pode levar ao desperdício em casos agudos e ao atraso no desenvolvimento em casos crônicos de desnutrição.

 

Alguns fatos sobre a nutrição:

 

  • O corpo humano requer sete tipos principais de nutrientes;
  • Nem todos os nutrientes fornecem energia, mas ainda são importantes, como água e fibra;
  • Os micronutrientes são importantes, mas necessários em quantidades menores;
  • As vitaminas são compostas orgânicos essenciais que o corpo humano não consegue sintetizar.
Quer começar a praticar esportes em alto nível? Entre em contato conosco.

Tipos de Nutrientes

Um nutriente é uma fonte de nutrição, um componente dos alimentos, por exemplo, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água.

 

  • Os macronutrientes são nutrientes de que precisamos em quantidades relativamente grandes;
  • Os micronutrientes são nutrientes de que precisamos em quantidades relativamente pequenas.

 

Os macronutrientes podem ser divididos em macronutrientes energéticos (que fornecem energia) e macronutrientes que não fornecem energia.

 

Macronutrientes de Energia

 

Carboidratos – 4 kcal por grama

Moléculas de carboidratos incluem monossacarídeos (glicose, frutose, galactose), dissacarídeos e polissacarídeos (amido).

 

Proteínas – 4 kcal por grama

Existem 20 aminoácidos – compostos orgânicos encontrados na natureza que se combinam para formar proteínas.

 

Gorduras – 9 kcal por grama

As gorduras são triglicerídeos – três moléculas de ácido graxo combinadas com uma molécula do álcool glicerol.

 

Macronutrientes que não fornecem energia

 

Fibra

Fibra consiste principalmente de carboidratos. A fibra é uma parte crucial da nutrição, saúde e combustível para as bactérias do intestino.

 

Água

Cerca de 70% da massa sem gordura do corpo humano é água. É vital para muitos processos no corpo humano.

 

Micronutrientes

Os micronutrientes são necessários em quantidades menores, e existem diversos tipos deles. Dentre eles podemos citar:

 

  • Minerais;
  • Potássio;
  • Cloreto;
  • Sódio;
  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Zinco;
  • Ferro;
  • Manganês;
  • Cobre;
  • Iodo;
  • Selênio;
  • Molibdênio.
Nutrição Esportiva
Nutrição Esportiva
Nutrição Esportiva

Vitaminas

As vitaminas são compostos orgânicos que exigimos em pequenas quantidades. Um composto orgânico é qualquer molécula que contém carbono.

 

É chamado uma vitamina quando nossos corpos não podem sintetizar (produzir) o suficiente ou qualquer um deles, então precisamos obtê-los de nossa comida.

 

As vitaminas são classificadas como solúveis em água ou solúveis em gordura. Para os seres humanos, existem quatro vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e nove vitaminas solúveis em água, ou hidrossolúveis (oito vitaminas do complexo B e vitamina C).

 

As vitaminas lipossolúveis são absorvidas pelos intestinos com a ajuda de gorduras (lipídios). Elas são mais propensas a se acumular no corpo. Se muitas vitaminas se acumulam, isso é chamado de hipervitaminose. Uma dieta com muito pouca gordura pode afetar a absorção de vitaminas lipossolúveis.

 

Abaixo, uma lista com as vitaminas para você conferir:

 

  • Vitamina A;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B2;
  • Vitamina B3;
  • Vitamina B5;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina B7;
  • Vitamina B12;
  • Vitamina C;
  • Vitamina D;
  • Vitamina E;
  • Vitamina K.