fbpx

Como controlar suas emoções pode beneficiar sua corrida

Como controlar suas emoções pode beneficiar sua corrida

Vanderlei Cordeiro de Lima, Jogos Olímpicos de Atenas 2004, um dos maiores maratonistas que o Brasil já teve, e possivelmente que o mundo já viu, talvez não em tamanho ou em quantidade de medalhas, mas em atitude.

 

Muitos conhecem a história, após liderar a Maratona Olímpica por mais de 1 hora, faltando apenas 7 kms para chegada, Vanderlei é empurrado e segurado pelo o ex-padre irlandês Cornelius Horan, o que prejudicou seu desempenho e com isso acabou ficando com a medalha de bronze, quando àquela altura a maior parte dos comentaristas já davam como certa a de medalha de ouro.

 

O incrível não foi o fato de ele ter conseguido manter o pódio e sim a capacidade de perdoar, pois mesmo sob toda emoção do ocorrido conseguiu logo em seguida entrar no estádio fazendo o seu famoso gesto, o “aviãozinho”, e algum tempo depois foi a público dizer que perdoava o ex-padre.

 

Vanderlei é o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional.

 

“Medalha Pierre de Coubertin é uma honraria esportiva–humanitária concedida pelo Comitê Olímpico Internacional a atletas e pessoas envolvidas com o esporte que demonstrem alto grau de esportividade e espírito olímpico durante a disputa dos Jogos. Ela tem o seu nome em homenagem ao criador dos Jogos Olímpicos modernos, Barão Pierre de Coubertin.” (Wikpédia)

 

A capacidade de perdoar, de estar em contato com sentimentos puros como amor e compaixão são realmente nobres e hoje são estudados também como sentimentos capazes de trazer estabilidade para nossos sistemas fisiológicos. Estudos recentes do Heartmath Institute têm demostrado que este tipo de sentimento mantem a cadeia de DNA alongada – efeito contrário que acontece quando estamos expostos às emoções ruins como mágoa, preocupação, raiva, estresse, causando a contração do DNA – e isso vai agir diretamente no sistema fisiológico. Todo processo metabólico acontece através da transcrição gênica ou seja do DNA passando uma informação para uma proteína que irá atuar no metabolismo e desta forma regulando o organismo. Além disso, o coração é hoje descrito como um segundo cérebro. Este tem conexões por inervação com o cérebro límbico (parte do cérebro considerada como o centro das emoções) que regula aproximadamente 95% do sistema fisiológico. Essa conexão nervosa ajuda a manter o equilíbrio homeostático (equilíbrio) de todo organismo, devido ao fato de o coração emitir uma onda eletromagnética a cada batimento, e essa onda pode estar em coerência ou caos.

 

Ritmo Cardíaco

 

Quando a onda está coerente o coração libera alguns hormônios importantíssimos de efeitos relaxantes e regulatórios, esses hormônios são Ocitocina e um hormônio exclusivo chamado Atrio-peptídeo além de neurotransmissor como Dopamina, e que vão manter o organismo em estado de relaxamento e as funções acontecendo normalmente. Quando a onda está em caos cardíaco o coração irá liberar adrenalina que é liberada em ações de luta e fuga (estresse). Essa comunicação entre eles faz com que, tanto o coração como o cérebro límbico, se influenciem.

 

Estudos demonstram que podemos manter a onda coerente do coração, através dos sentimentos de amor, compaixão e gratidão e também pelo treinamento da respiração.

 

Hoje, somos capazes de medir e treinar, por meio de software, o quanto o coração do paciente está em estado de Coerência Cardíaca. Isto ocorre quando o coração bate numa frequência cardíaca constante, o tempo todo oscilando próximo a média. É esta constância que possibilita este campo eletromagnético mais estável e assim colabora com a autorregulação dos outros sistemas.

 

Por outro lado, sentimentos como rancor, raiva, inveja e dissimular sentimentos, alteram este campo eletromagnético e acabam desregulando os sistemas, facilitando o aparecimento de doenças das mais variadas não só cardíacas, pois estamos falando de mal funcionamento sistêmico, cada indivíduo pode ser afetado em um sistema diferente, o qual já estaria mais predisposto.

 

Portanto lembrem-se, corram concentrados, prestem atenção na respiração, treinem a concentração, pois somos capazes de desenvolver esta percepção durante a corrida, este já é o princípio para que os sistemas se autorregulem, uma respiração bem tranquila e compassada é capaz de estabilizar os batimentos cardíacos, mas não se esqueçam de perdoar, correr com amor no coração, isso já não é um conselho sem fundamento que o padre ou sua mão te dava, é recomendação de saúde.

Leia Mais