fbpx

Mitos e verdades sobre a Fisioterapia

Mitos e verdades sobre a Fisioterapia

Mitos e verdades sobre a FisioterapiaCertamente, quando se fala em Fisioterapia muitas pessoas acreditam que a terapia se baseia em sessões monótonas e por diversas vezes sequer completam sua recuperação por conta do pré-conceito sobre a especialidade.

Neste artigo, viemos desmistificar alguns aspectos relacionados à Fisioterapia, que pode ser até mesmo confundida com outras especialidades do segmento da saúde.

A Fisioterapia é o mesmo que massagem?

Mito.

Apesar de a Fisioterapia realizar massagens, os movimentos proporcionados pela terapia visam a reabilitação do paciente, sem focar em massagens relaxantes. Além disso, a massagem aplicada pelo fisioterapeuta visa estimular a musculatura corporal e o fluxo sanguíneo no local de uma determinada lesão.

Fisioterapeuta só intervém em problemas musculares?

Mito.

A Fisioterapia tem por objetivo tratar de problemas relacionados ao sistema musculoesquelético, ou seja, tudo no que diz respeito ao corpo como os ossos, tendões, ligamentos e grupos musculares que permitem a realização de movimentos.

Fisioterapia dói?

Sim e não.

A Fisioterapia tem por objetivo diminuir a dor sentida pelo paciente e reabilitá-lo para que volte a realizar suas atividades naturais. No entanto, o processo de recuperação e fortalecimento pode causar desconfortos durante e realização de exercícios específicos que são designados de acordo com o quadro clínico.

Alterações psicológicas podem causar dores motoras?

Verdade.

Nos dias atuais, o estresse está muito presente no nosso cotidiano por diversos fatores como trabalho, família, desemprego e outros agentes contribuidores. A tensão ocasionada pelo estresse impacta diretamente na saúde corporal, tensionando os músculos e gerando quadros dolorosos como o tradicional torcicolo ou até mesmo doenças mais graves como a fibromialgia.

Só quem está lesionado que pode fazer Fisioterapia?

Mito.

A terapia também atua como uma forma de prevenir lesões com exercícios voltados para o fortalecimento da musculatura corporal, além de auxiliar em uma melhor postura, por exemplo.

Bebês podem fazer Fisioterapia?

Verdade.

O processo de desenvolvimento da criança é demorado e as articulações não estão totalmente formadas, o que pode acarretar em problemas motores no futuro por conta de um desvio de marcha, por exemplo.

A Fisioterapia em bebês realiza movimentos suaves que contribuem para o desenvolvimento do sistema musculoesquelético e proporcionam uma melhor qualidade de vida e bem-estar aos pequenos, prevenindo contra possíveis alterações motoras que podem se desenvolver ao longo do processo do crescimento.

Agende sua Consulta

Leia Mais