fbpx

Reeducação Funcional da Postura e do Movimento

Reeducação Funcional da Postura e do Movimento

Reeducação Funcional da Postura e do MovimentoA Reeducação Funcional da Postura e do Movimento (ou RFPM) é uma visão adotada por alguns fisioterapeutas de nossa clínica que é baseada na associação de conhecimentos primariamente das áreas de Biomecânica, Cinesiologia e de Controle Motor.

Biomecânica

A Biomecânica estuda as forças atuantes no nosso corpo, sejam elas externas como a gravidade e a força de reação do solo, quanto as forças internas como o posicionamento das articulações do corpo em uma determinada situação levando vetores de força e torques locais.

Cinesiologia

A Cinesiologia analisa como os movimentos ocorrem, levando em consideração as informações da Biomecânica, pensando em contração muscular, em eficiência do movimento, em possíveis fatores lesivos associados aos vetores de força nas articulações.

Controle motor

Já o Controle Motor estuda como esses movimentos são estruturados ao longo da nossa vida no nosso cérebro, produzindo padrões que podem ou não ser lesivos a longo prazo ou preditivos de lesão aguda em gestos esportivos. E estuda também como podemos estimular nosso cérebro a aprender outros movimentos que sejam realizados de modo correto e com menor potencial lesivo ao nosso corpo, assim como melhorar eficiência, desempenho e qualidade de vida.

Qual o objetivo das sessões de RFPM?

Reeducação Funcional da Postura e do MovimentoCom as sessões realizadas com a visão da RFPM, é possível melhorar movimentos e postura estática, objetivando tanto o tratamento de queixas quanto a prevenção das mesmas, pois padrões de movimentos fora do alinhamento correto podem vir a gerar dor apenas após anos de realização deles no nosso dia a dia.

Assim, podemos evitar que tarefas que realizamos cotidianamente, como estender roupa ou limpar a casa, por exemplo, sejam acompanhadas de dor; mas também podemos permitir o início ou a permanência em uma prática esportiva ou de atividade física não-competitiva com qualidade de movimentos adequada.

Pensando em tudo isso, muitas pessoas nos perguntam, “mas após tantos anos de vida, é possível aprender a me movimentar de outro jeito, sendo que sempre fiz assim?”, e nossa resposta é sempre sim.

O nosso cérebro é capaz de se adaptar a diferentes situações e assimilar diversas coisas ao mesmo tempo; e por isso mesmo aprendemos movimentos que podem ser bons ou ruins para o nosso corpo.

Desse modo, tanto a permanência quanto o aprendizado desses padrões são caracterizadas pelo menor gasto energético. Quando o corpo percebe que um gesto sendo realizado de modo correto gasta menos energia, ele o assimila para que seja realizado constantemente a partir daquele momento. E esse processo todo é feito por meio de exercícios que guiam esse novo aprendizado.

Agende sua Consulta

Artigo Escrito Por:

Marina Ciscato

Marina Ciscato | CREFITO 3/253682-F

  • Graduação em Fisioterapia - USP;
  • Pós-graduada em Reeducação Funcional da Postura e do Movimento (RFPM) pelo Hospital das Clínicas da USP (HCFMUSP);
  • Massoterapeuta formada pela Escola AMOR;
  • Atua principalmente com reeducação de postura e movimento e terapia manual em pacientes com queixas musculoesqueléticas.

Leia Mais