fbpx

Seus dentes podem melhorar sua corrida

Seus dentes podem melhorar sua corrida

Melhorar a Relação Entre os Dentes Superiores e Inferiores pode Melhorar sua Corrida?

 

Seus dentes podem melhorar sua corrida?

Esta é uma pergunta que vem sendo objetivo de muitos estudos científicos, não só em relação à corrida, mas relativo ao equilíbrio estático e dinâmico.

Seus Dentes podem Melhorar sua CorridaO Artigo publicado em 2015 da pesquisadora Sonia Julià-Sánchez, Oclusão Odontológica Influencia o Equilíbrio Permanente em uma Plataforma Instável, tem causado agito em sites especializados no mundo todo, pois esta relação que sempre pareceu óbvia, agora parece indiscutível.

Em nossa prática hoje dentro da fisioterapia já avaliamos o quanto o fato dos dentes superiores e inferiores não se tocarem com bom ajuste, com uma boa oclusão, influencia em problemas relacionados principalmente a dores de cabeça de todos os tipos, às vezes de forma primária, em outras somado a outros fatores; dores e instabilidade em coluna cervical, dorsal ou lombar, ombros e até cotovelos.

Como descrito no site Jornal Dentistry: “O controle postural é o resultado de um sistema complexo que inclui diferentes elementos sensoriais e motores. Nos últimos anos tem havido um crescente interesse científico na relação entre o sistema estomatognático (o conjunto de órgãos e tecidos que nos permitem comer, falar, mastigar, engolir e sorriso) e controle postural. A ligação pode ter uma explicação neurofisiológica. Há uma influência recíproca entre o nervo trigeminal e o núcleo vestibular, que são responsáveis ​​pela função mastigatória e controle do equilíbrio respectivamente, bem como entre os músculos da mastigação e do pescoço.”

Seus Dentes podem Melhorar sua CorridaNa análise das Cadeias Musculares ou Fisiológicas, como as chamamos no Método Busquet, as cadeias cruzadas tem suas inserções finais em crânio, na região da mandíbula, influenciando muito a dinâmica da mastigação e a coluna cervical.

Da mesma forma que afeta articulações levando a lesões, podemos concluir que afeta o desempenho de atletas, a conclusão do estudo é clara: “Pode-se concluir que a informação sensorial ligada à oclusão dentária para o controle do equilíbrio é fortemente efetiva em condições instáveis.”

Ortopedia Funcional dos Maxilares

 

Hoje, temos trabalhado em conjunto com dentistas especializados em Ortopedia Funcional dos Maxilares (técnica importantíssima de correção do contato entre os dentes que de forma recíproca tem nos ajudado muito a evoluir com nossos pacientes tratados pelo Método Busquet em nossa prática diária) para descobrir se seus dentes podem melhorar sua corrida. O trabalho multidisciplinar se mostra imprescindível para tratar estes pacientes com questões multifatoriais, alguns chegam a fazer sessões de Acupuntura, Quiropraxia, Método Busquet e Ortopedia Funcional dos Maxilares com resultados impressionantes, não só melhorando dores articulares, musculares e de cabeça, como o desempenho nos esportes.

Claro que em alguns casos pode ser necessário avaliar a biomecânica da corrida para correções no gesto esportivo, mas isso só vem reafirmar que cada caso deve ser analisado individualmente, pois a variedade de fatores que levam a uma perda de desempenho ou lesão é enorme.

Fonte: Webrun

Agende sua Consulta

Artigo Escrito Por:

Cláudio Cotter

Claudio Cotter | CREFITO 30874-F

Instagram: @fisiocorredor

  • Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo;
  • Especialista em RPG;
  • Formação no Método Busquet;
  • Pós Graduado em Medicina Psicossomática – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
  • Ex-Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol (CBF);
  • Colunista do Portal Ativo e Webrun;
  • Ultramaratonista;
  • Consultor da Mizuno segmento running;
  • Sócio-fundador da CM.2 Clínica Multidisciplinar.

Leia Mais