A Acupuntura pode tratar doenças crônicas?

A Acupuntura pode tratar doenças crônicas?A Acupuntura é uma técnica oriunda da Medicina Tradicional Chinesa, que carrega a filosofia de tratar o corpo como um todo ao invés de focar somente nos sintomas, sendo benéfico para a mente.

Contudo, a técnica também pode tratar doenças crônicas, visto que a técnica favorece o corpo para se autocurar, diminuindo a dependência de remédios que são frequentemente utilizados para aliviar os quadros de patologias crônicas.

O que são doenças crônicas?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças crônicas são definidas como aquelas que acompanham o paciente por longos períodos e se desenvolvem, em grande parte dos casos, de forma lenta e gradual. Além do mais, doenças ou dores crônicas podem ser diagnosticadas quando seus sintomas se fazem presentes e se acentuam em um período de três meses ou mais do que isso.

Quais as doenças crônicas mais comuns?

Dentre as mais comuns estão:

• Asma;
  • Diabetes;
  • Câncer;
  • Doenças renais;
  • Parkinson e Alzheimer.

Como a Acupuntura pode ajudar em pacientes com doenças crônicas?

As doenças crônicas, apesar de não escolherem gênero e nem idade, se desenvolvem especialmente nos mais idosos, visto que o corpo sofre mais com os desgastes causados pelas doenças e medicamentos que são receitados. Os impactos pelo uso medicamentoso reduzem a função de certos órgãos e aumentam o risco de outras patologias se desenvolverem.

A Acupuntura tem por objetivo regular o organismo que está sendo agredido pelo uso de medicamentos. O uso das agulhas em pontos específicos, acessa microssistemas que promovem a regulação de desarmonias em órgãos ou no sistema musculoesquelético, diminuindo a intensidade dos sintomas causados pela doença crônica e, consequentemente, evitando um maior consumo de remédios para o tratamento.

Vale ressaltar que a Acupuntura é uma técnica complementar e não substitui o tratamento clínico. No entanto, se submeter às sessões pode auxiliar em uma melhor qualidade de vida.