fbpx

Método Gyrotonic® ou Pilates?

Método Gyrotonic® ou Pilates?

gyrotonic x pilates

Embora seja associado a exercícios de Pilates, o Método Gyrotonic® possui uma premissa diferente de outras técnicas, uma vez que o método proporciona a realização de uma gama muito maior de movimentos combinados em diferentes articulações do corpo em prol da qualidade de vida do paciente, estimulando os grupos musculares sem compressão das articulações, melhorando a postura e aliviando dores.

O que é o Método Gyrotonic®?

O Gyrotonic® é um método de exercícios  completo que favorece o ganho de condicionamento físico, mobilidade articular, flexibilidade muscular e consciência corporal através de uma série de exercícios, com movimentos espiralados, combinados em diferentes planos de movimento.

A principal diferença entre os exercícios feitos no equipamento em detrimento aos equipamentos tradicionais, diz respeito a tridimensionalidade dos exercícios.

Nos equipamentos tradicionais, por exemplo, é possível subir, descer, abrir, fechar e no Método Gyrotonic® o equipamento vai muito além disso, trazendo trabalho para grupos musculares que não são estimulados em outras técnicas.

Como consiste em uma técnica inspirada no Yoga e  Tai Chi Chuan, a mesma envolve os órgãos internos que são preconizados nas práticas orientais. Aos praticantes do Método Gyrotonic®, a sensação é extremamente positiva e se assemelha a sensação de contato com a água através de seus movimentos serem realizados de forma fluida.

Método Gyrotonic® ou Pilates?

O Pilates e o Método Gyrotonic® se configuram em técnicas que são comumente conhecidas por atuarem na promoção da saúde, reabilitação e condicionamento físico também atuando na prevenção e na busca por mais saúde e qualidade de vida.

+ Reabilitação com Pilates

Ambas as técnicas já são unanimidades entre praticantes que buscam tais objetivos e optam por abordagens mais sutis do que esportes de alta intensidade.

Cada um dos métodos preconizam a melhora física e mental do ser humano, cada um com suas particularidades e metodologia.

gyrotonic x pilatesMas tanto o Método Gyrotonic® quanto o Pilates, apresentam diferenças e semelhanças. O aparelho de ambas as técnicas realmente se assemelha, mas possuem objetivos diferentes e escolher um deles depende exclusivamente do que do que o paciente está buscando.

Pode-se dizer que o Método Gyrotonic® permite uma amplitude de movimentos e consequentemente um melhor aproveitamento do tempo de prática. O equipamento utilizado no Pilates, por exemplo, conta com molas e o indivíduo é levado a trabalhar de maneira constante contra uma direção única, bidimensionais enquanto que no Método Gyrotonic® eles ganham tridimensionalidade, uma metodologia mais complexa pela combinação de eexrcícios.

No Método Gyrotonic®, onde o principal equipamento é a Tower, a mesma favorece o trabalho do corpo no desenvolvimento de estabilidade e resistência.

+ Método Gyrotonic®

Respiração

A respiração também é usada em ambos como um mecanismo para equilibrar os nossos sistemas internos, em ambas as técnicas a respiração tem o objetivo de favorecer a movimentação da colina, relaxar mente e corpo e aumentar a concentração.

gyrotonic x pilates

Método Gyrotonic® e Pilates na reabilitação motora

Além de auxiliarem em uma melhor qualidade de vida através do trabalho corporal, as técnicas empregadas pelo Método Gyrotonc®  e Pilates contribuem muito na reabilitação motora de pacientes.

Com um plano de tratamento adequado, é possível melhorar a ativação e fortalecer a musculatura lesionada por desgastes estruturais ou até mesmo após procedimentos cirúrgicos.

Tais técnicas visam equilibrar tanto o corpo, quanto a mente, fatores que são imprescindíveis para a melhora plena do paciente.

Agende sua Consulta

Artigo Escrito Por:

Cláudio Cotter

Claudio Cotter | CREFITO 30874-F

Instagram: @fisiocorredor

  • Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo;
  • Especialista em RPG;
  • Formação no Método Busquet;
  • Pós Graduado em Medicina Psicossomática – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
  • Ex-Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol (CBF);
  • Colunista do Portal Ativo e Webrun;
  • Ultramaratonista;
  • Consultor da Mizuno segmento running;
  • Sócio-fundador da CM.2 Clínica Multidisciplinar.

Leia Mais